Capa da notícia
Festival Gastronômico | Publicada em: 18/06/2012

Sebrae e Senac capacitam empresários para o Festival em São Simão

O Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural, que esse ano chega em sua nona edição, acontece na Semana Santa, de 18 a 20 de abril
Segurança na manipulação de alimentos e cardápio de tira gosto à base de peixes,  é o tema das oficinas de capacitação que estão sendo ministradas até hoje, sexta-feira, em São Simão, para empresários da cidade. A iniciativa é do Sebrae Goiás e Senac, em parceria com a Prefeitura Municipal. Instrutores das duas entidades estão na cidade desde a última segunda feira, levando conhecimento com o objetivo de especializar a mão de obra e melhorar a qualidade do alimento que será saboreado por milhares de pessoas durante o Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural.
 
O festival, que esse ano chega em sua nona edição, acontece na Semana Santa, de 18 a 20 de abril, faz parte das ações do programa Método de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Turismo que está sendo trabalhado em São Simão e outros municípios da região Sudoeste de Goiás. “O Sebrae está presente desde a primeira edição do Festival Gastronômico de São Simão. Esta é uma parceria muito exitosa com o município de São Simão, empresários e sociedade de um dos mais prósperos polos do turismo goiano.”, ressalta o diretor Superintendente do Sebrae Goiás, Manoel Xavier Ferreira Filho. 
 
Juliana Meireles de Souza, gerente da Unidade do Senac em Quirinópolis, que atende as cidades da  região, esclarece que as oficinas foram programadas para apresentar novas técnicas gastronômicas. “São aulas teóricas e práticas com novas receitas e dicas importantes que vão agregar valor ao trabalho já desenvolvido pelos empresários do ramo de alimentação”, garante.  As oficinas acontecem das 13 às 17 horas totalizando 20 horas de novos conhecimentos e no final todos receberão certificados. As aulas práticas estão à cargo da chef de cozinha Stella Romanholi.
 
Adesão
A empresária Roma Queiroz Souza, proprietária de uma casa de Caldos, atenta à oportunidade disse que no seu estabelecimento já serve caldo de peixe, mesmo assim se inscreveu para participar das aulas. “A cidade experimenta um grande movimento no período do festival e é a oportunidade para reforçar o caixa. A oficina significa novos conhecimentos, o que é muito bem vindo”, diz.  Também pensando em ampliar o campo de trabalho, a empresária Alessandra Aparecida, proprietária de um Buffet de massas se mostra entusiasmada com a oportunidade. “Levarei para o nosso estabelecimento as dicas aprendidas aqui e vamos apresentar uma novidade à base de peixe no nosso cardápio”, garante.
 
 A adesão ao projeto também entusiasmou o prefeito de São Simão, Márcio Barbosa Vasconcelos. “Com os parceiros pudemos trazer essa importante ferramenta para os empresários da cidade. Além da capacitação eles vão divulgar o seu comércio no momento em que São Simão se projeta não apenas em  Goiás, mas também no Brasil com o Festival, evento já consolidado”, comemora.
 
Participam das oficinas, empresários de bares, restaurantes, quiosques e outros estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar . Eles devem escolher um prato à base de peixe para participar da promoção em seu próprio comércio. A contrapartida vem em divulgação no material promocional do festival e o estabelecimento será identificado com um totem na entrada. Além  disso os funcionários estarão devidamente uniformizados com avental e bandanas alusivas ao festival.   A intenção é que o prato continue sendo ofertado no cardápio como referência à culinária à base de peixe, ingrediente principal do festival.
 
O 9º Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão é uma promoção  da Prefeitura Municipal com apoio do Sebrae Goiás, Senac, Câmara Municipal, Governo Federal, Governo de Goiás e a classe empresarial da cidade.
Ver todas as notícias
Voltar para o topo