Capa da notícia
Qualificação | Publicada em: 18/06/2012

Curso de Cálculos Trabalhistas é oferecido no Senac Elias Bufáiçal

Voltada para a aplicação dos conhecimentos jurídicos na análise dos cálculos trabalhistas

Destinado aos profissionais que desejam aprofundar os conhecimentos na realização de cálculos trabalhistas com foco na legislação trabalhista, o Senac Elias Bufáiçal está com matrículas abertas para duas turmas do curso de Cálculos Trabalhistas. As aulas serão ministradas nos períodos matutino e noturno, sendo respectivamente, aos sábados e segunda a quinta-feira, com sua ementa voltada para a aplicação dos conhecimentos jurídicos na análise dos cálculos trabalhistas.

 

O instrutor Carlos Alberto Lopes trabalha nos segmentos empresariais, ministra o curso no Senac e possui formação na área de Administração de Empresas, com pós-graduação em Perícia Trabalhista e Previdenciária. Em entrevista abaixo, o instrutor fala mais sobre o curso:

 

1 - Há quanto tempo você trabalha com as questões trabalhistas e como surgiu a vontade de se profissionalizar nesta área?

Trabalho com as questões trabalhistas há 35 anos. Essa paixão vem desde os 18 anos, quando conheci os critérios e as linhas do Direito. Antigamente não existiam softwares e programas como Excel que possibilitavam a execução de cálculos, assim, exigia-se um conhecimento extremo com os números para verificar, até mesmo, uma folha de pagamento. Com o tempo, percebi que a área que me daria a possibilidade de trabalhar com essas vertentes era a Administração. Fiz a faculdade e daí em diante fui crescendo nesse meio.

 

2 - Como é o curso de "Cálculos Trabalhistas" oferecido pelo Senac?

O curso é direcionado não só aos profissionais já ingressos na área trabalhista, como também para os iniciantes, pois ele é ministrado dentro de um compasso lógico gradativo, obedecendo uma esfera jurídica. Dentro dele aprendem-se também técnicas, desde uma simples consultoria operacional até uma auditoria.

 

3 - Com o olhar voltado para o mercado, qual a importância dos conhecimentos em cálculos trabalhistas?

A real necessidade dos cálculos hoje é na parte operacional, como exemplo os relatórios finais. No caso de um auditor ou a alta gerência questionar sobre a veracidade dos cálculos feitos pelo sistema implementado na empresa, o empregado muitas vezes não terá a firmeza de afirmá-los. Hoje não deve-se ter apenas o conhecimento técnico e operacional, mas também a interpretação do trabalho que é efetuado. Saber transformá-los em números e atender a demanda das empresas é fundamental.

 

O curso é destinado a profissionais como advogados, peritos judiciais e assistentes técnicos, contadores, administradores, gestores de RH ou demais.

Ver todas as notícias
Voltar para o topo