Capa da notícia
Solidariedade | Publicada em: 18/06/2012

Sobre crianças, dor, esperança e sorrisos no Hospital Araújo Jorge

As mães da pediatria ganharam um dia de beleza com escova e kit; as crianças, revistas para colorir, lápis de cor, canetinha e massa para modelar e o Hospital, bolachas e gelatinas
Ana Felipa dos Reis Sales tem apenas cinco anos e há quase um ano luta pela vida. Diagnosticada com leucemia, trata da doença desde agosto do ano passado, está no final do ciclo de medicação (quimioterapia) e nos próximos meses passará para o tratamento ambulatorial. No dia 30 de maio, ela era uma das 15 crianças que estavam internadas na pediatria do Hospital Araújo Jorge, referência no tratamento de câncer no Brasil.
 
A simpática garotinha chorava enquanto a enfermeira tentava colocar o soro e a medicação em uma nova veia. Mas cinco minutos depois, nos rostos de Ana Felipa e da maioria das crianças, o que se via eram sorrisos largos. Uma equipe do Senac,  alguns caracterizados  de palhaços, estavam no hospital para proporcionar uma tarde de alegria, em meio a tanta dor, dias de internação, saudade de casa, escola, família, amigos e tantas outras coisas.  
 
Enquanto instrutor e alunos do Senac Elias Bufáiçal do curso de Cabeleireiro realizavam um dia da beleza, atendendo as mães da pediatria com escova e melhora da autoestima, a equipe de palhaços entregava para cada mãe um kit, com xampu, condicionador, creme para hidratação dos cabelos e toalha. Para as crianças, revistas de colorir, lápis de cor, canetinhas, giz de cera e massinhas para modelar.
 
A mãe de Ana Felipa, Luzia Reis, disse que a equipe trouxe alegria na hora certa. “Minha filha estava muito triste hoje, já tinha perdido a veia, estava com dor, mas desde que vocês chegaram, a carinha dela melhorou e está bem mais disposta”, contou. A menina coloria e sorria o tempo todo. Ângelo, Pedro, Jackson e tantos outros também se divertiram e gostaram da companhia dos palhaços.
 
Segundo Elizeu Fernandes, instrutor do curso de Cabeleireiro, muitas mães não iam fazer escova porque não tinham xampu e condicionador para lavar os cabelos.  Graças aos parceiros Haskell (doação das toalhas), Shopping dos Cosméticos (xampus e condicionadores), Vits Cosméticos (máscaras para hidratação) isso foi possível. Já a Vita Derm fez a alegria das crianças, com lápis de cor, giz de cera, massa para modelar e revistas para colorir.
 
Os servidores do Senac também participaram. O resultado da Gincana do Trabalhador, realizada pela Seção de Segurança no Trabalho, Cipa, Seção de Desenvolvimento de Pessoal, Coordenação Técnica e Comunicação e Marketing, também foi doado para o hospital: 671 gelatinas e 351 pacotes de bolachas. 
 
Para Silvana Sarmento, coordenadora de Moda e Beleza do Senac, todos são peças primordiais para a realização de qualquer ação, desde que seja feito de corpo e alma. Às vezes o que pra nós é tão pequeno, faz a diferença na vida de muita gente. “Ganhamos muito em sorrisos e carinho. Vemos esperança naqueles olhinhos. Damos pequenas coisas e um pouquinho do nosso tempo e dedicação. Tenho certeza de que podemos fazer muito mais.”
 
Ver todas as notícias
Voltar para o topo