Capa da notícia
Novembro Azul | Publicada em: 18/06/2012

Palestra sobre Câncer de Próstata é realizada no Senac

O melhor remédio, segundo o coordenador técnico de saúde do Senac, Délcio Marques, é a prevenção.
A palestra com tema Câncer de Próstata - a gente precisa tocar neste assunto, foi realizada hoje, dia 21 de novembro, no Senac, para os servidores do Elias Bufáiçal e da Administração Regional. Ministrada pelo coordenador técnico de saúde do Senac, Délcio Marques, a palestra focou na prevenção da doença, mas sem deixar de citar os principais sintomas e o tratamento.
 
Segundo Délcio, a prevenção deve ser iniciada a partir dos 40 anos, idade em que a doença é mais propensa a surgir. Um dos principais sintomas é a dificuldade de urinar e, em alguns casos, a presença de sangue na urina. Já sobre os exames para se chegar ao diagnóstico do câncer de próstata, o exame de toque é o mais recomendado. Mas, vale lembrar que só é realizado após o exame de sangue ter detectado alguma anormalidade.
 
Ao paciente doente, resta a cirurgia a laser (raspagem da próstata) ou, em casos mais graves, a retirada do órgão. Para o palestrante, o melhor remédio é a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Sobre o receio dos homens quanto ir ao médico, Délcio comenta. "As pessoas idosas procuram mais o especialista, principalmente, em função de a doença avançar de forma mais agressiva neles, pois o corpo já é mais comprometido", explica.
 
A palestra fez parte da campanha Novembro Azul, de conscientização pela importância da prevenção do câncer de próstata e foi realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), com a parceria da Seção de Benefícios, Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e da Seção de Desenvolvimento de Pessoal (SDP).
 
Ver todas as notícias
Voltar para o topo