Publicado em 02/02/2026

Curso de confeitaria zero açúcar abre projeto Emprega + Gastronomia em Goiás

  • Gastronomia

 

Iniciativa do Senac Goiás qualifica profissionais e aproxima alunos do mercado de trabalho na área de alimentação

O Senac Goiás deu início, no último sábado, 31 de janeiro, ao primeiro curso do projeto Emprega + Gastronomia, uma iniciativa que alia qualificação profissional e geração de oportunidades no mercado de trabalho. O projeto é realizado em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Goiás (Abrasel-GO), o Sindicato dos Bares, Restaurantes e Similares de Goiânia (Sindibares) e o movimento Goiânia Capital da Boa Mesa.

Gratuito, o Emprega + Gastronomia tem como principal objetivo divulgar e contribuir para o preenchimento de vagas ofertadas por estabelecimentos do setor de alimentação em Goiânia e na região metropolitana. A proposta é que o projeto seja realizado mensalmente, com cursos de oito horas de duração e temas diversificados, sempre alinhados às demandas atuais do mercado.

Nesta primeira edição, 15 alunos participaram do curso “Confeitaria Zero Açúcar”, ministrado pela instrutora de gastronomia do Senac Goiás, Geordanna Rodrigues Barros. Durante a capacitação, os participantes aprenderam desde os cuidados com higienização até o uso correto e a diferenciação entre os diversos tipos de adoçantes utilizados em receitas culinárias. Na parte prática, foram produzidos um pão de ló e dois tipos de tiramisú, um tradicional, com biscoito, e outro com geleias de frutas vermelhas, ambos sem adição de açúcar.

Segundo Geordanna, o projeto vai além da qualificação profissional e também promove saúde e qualidade de vida. “Muitos participantes buscam aperfeiçoamento para conquistar uma vaga no mercado de trabalho, mas há também aqueles que convivem com familiares diabéticos. Aprender a preparar receitas sem açúcar, de forma correta e segura, é fundamental para manter a saúde e proporcionar mais qualidade de vida às pessoas com diabetes”, explica a instrutora.

Esse foi o caso da faxineira Ivonete Gonçalves da Silva, que decidiu participar do curso pensando na filha e na mãe, ambas com diabetes tipo 2. Apaixonada pela área da alimentação, Ivonete viu no curso uma oportunidade de aprendizado e realização pessoal. “Quando soube que o Senac estava oferecendo esse curso, me inscrevi na hora. Além de aprender receitas zero açúcar para minha família, tenho o sonho de montar meu próprio negócio no ramo da confeitaria saudável. O curso é maravilhoso, estou aprendendo muita coisa”, relata.

Outro participante que aprovou a iniciativa foi Jouber Silvestre, sociólogo de formação, mas já atuante no setor de alimentação. Ele trabalha na produção de alimentos em uma cafeteria de Goiânia e destaca a importância do curso para o seu desenvolvimento profissional. “Essa oportunidade foi incrível. Amo a área da alimentação, tanto que estou cursando o técnico em gastronomia no Senac Goiás. Sempre que surge um curso na área, faço questão de participar, porque aprendizado nunca é demais”, afirma.

Para o presidente da Fecomércio Goiás Sesc Senac e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Marcelo Baiocchi Carneiro, o projeto fortalece o setor de serviços no estado. “O Emprega + Gastronomia é uma iniciativa estratégica que aproxima a qualificação profissional das necessidades reais do mercado. Ao preparar mão de obra especializada, o Sistema Fecomércio contribui para a geração de emprego, renda e para o fortalecimento da gastronomia goiana.”

O diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, ressaltou o impacto social e educacional da ação. “Ao oferecer cursos gratuitos e conectados às oportunidades do mercado, ampliamos as chances de empregabilidade e incentivamos o empreendedorismo no setor de alimentação, destaca.”

O Emprega + Gastronomia seguirá com novas edições ao longo do ano, abordando diferentes temas da área gastronômica e ampliando as oportunidades de capacitação e empregabilidade em Goiás.