Publicado em 31/07/2025

Empresários de Santa Catarina visitam exposição Caelestis na Vila Cultural Cora Coralina

  • Moda
Empresários de Santa Catarina visitam exposição Caelestis na Vila Cultural Cora Coralina

Grupo compõe o projeto Conexão Goiás que une o agronegócio e os setores têxtil e moda. Participantes vão conferir a Caelestis nesta quinta-feira (31/7) e seguem agenda de intercâmbio com empresários goianos

Senac Goiás e parceiros recebem, nesta quinta-feira (31/7), 19h, grupo catarinense de empresários e empreendedores que compõem o projeto Conexão Goiás, que une os setores agro, têxtil e moda, em visita exclusiva na exposição Caelestis, na Vila Cultural Cora Coralina. A exposição Caelestis, fruto do projeto Senac Fashion School, que reúne 12 esculturas gigantes e 12 roupas conceituais inspiradas nos signos do zodíaco. A mostra tem entrada gratuita e o público poderá conhecer as peças entre os dias 1º de agosto até o dia 7 de setembro, das 9h às 17h.

A exposição Caelestis é resultado da parceria entre o Senac Goiás, o Governo de Goiás, a Secretaria Estadual da Cultura e a própria Vila Cultural Cora Coralina. Objetivo da mostra é democratizar o acesso à arte e valorizar a economia criativa local.

“O Senac Fashion School representa o compromisso do nosso Sistema com a qualificação profissional e com a valorização da moda como expressão cultural e linguagem criativa e receber grupo de empresários de Santa Catarina será momento de ampliar conhecimentos e troca de experiências entre os participantes”, destaca Marcelo Baiocchi Carneiro, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Sob a mentoria do renomado designer Jum Nakao, os 19 alunos do curso de Criação de Coleção de Moda assinam as peças da coleção Caelestis em colaboração com 45 artesãos do distrito de Olhos D’Água (Alexânia/GO). “A Caelestis é um tributo ao trabalho colaborativo. Ampliar essa experiência para o público na Vila Cultural é parte do nosso papel enquanto instituição transformadora e o Conexão Goiás vem para somar o trabalho do Senac com nossos parceiros de Goiás e Santa Catarina”, reforça Leopoldo Veiga Jardim, diretor regional do Sesc Senac.

A agenda do Conexão Goiás vai acontecer entre os dias 31 de julho e 2 de agosto promovendo o encontro entre empresários da moda de Santa Catarina e o setor de moda e agronegócios de Goiás. Idealizado pelo empresário goiano e especialista em negócios de moda, Leandro Pires, o evento contará com visitas técnicas, experiências imersivas e ações estratégicas voltadas à integração entre o campo e a indústria têxtil.

Além da visita à exposição Caelestis o grupo catarinense seguirá para visita à Fazenda Onça, em Luziânia (GO), onde vão acompanhar o ciclo produtivo do algodão – da lavoura à indústria. Também estão na programação do Conecta Goiás visitas ao laboratório de classificação visual e tecnológica da fibra de algodão da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa); ao Mega Moda Shopping e um city tour cultural pela capital.

“A moda está inserida em uma cadeia produtiva que começa no campo, com o plantio do algodão, que se transforma em fio, tecido e, enfim, produto de moda. Goiás é referência nacional nesse processo, sendo o terceiro maior produtor de algodão do Brasil e um importante polo de confecção”, explica Leandro Pires, realizador do Conecta Goiás. A ação tem parceria com o Senac Goiás, Grupo Mega Moda e Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa). Por parte do estado catarinense, são parceiros a Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) – associação empresarial que reúne importantes atores da moda catarinense e tem o apoio do Sebrae de Santa Catarina.

Programação do Conecta Goiás

31/7

Visita técnica ao Mega Moda Shopping

Visita ao Laboratório da Agopa

Visita guiada à exposição Caelestis na Vila Cultural Cora Coralina

1/8

Visita à Fazenda Onça – Luziânia (GO)

2/8

City tour em Goiânia (GO).