Publicado em 22/04/2025
Encontro regional de educação discute Modelo Pedagógico Senac

Instrutores e supervisores com mais de 10 anos de casa receberam homenagem pelo tempo de contribuição e aniversário do MPS
Aconteceu na última quinta-feira (17) no salão de eventos da Fecomércio, em Goiânia (GO), o encontro pedagógico da Gerência de Diretrizes Educacionais do Senac Goiás. Estiveram presentes coordenadores, instrutores, supervisores e gerentes das unidades educacionais de todo o Estado como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Jataí, Rio Verde, Caldas Novas, Anápolis, Itumbiara entre outras. O evento aconteceu de forma híbrida com participação presencial e on-line. O evento contou com a contribuição da responsável técnica de educação do departamento nacional do Senac, Thábata Franco.
Na programação foi realizada uma homenagem aos instrutores que possuem mais de uma década de atuação no Senac, em celebração aos 10 anos do Modelo Pedagógico Senac (MPS). Em seguida a representante do departamento nacional realizou uma navegação guiada e apresentação do Portal de Apoio ao Educador (PAE), do Modelo Pedagógico Senac e do Assistente de Aprendizagem Profissional, além de um roteiro de estudos dos cadernos do MPS.
Conforme a gerente de educação do Senac Goiás, Luciana Carniello, o objetivo geral do evento é fazer uma revisão do modelo, que existe há 10 anos, mas que é renovado com frequência pelo departamento nacional. “O propósito de termos momentos como esse é de não deixar o modelo adormecer nas unidades para que ele esteja sempre vivo e traga a essência da prática de ação, reflexão e ação no dia a dia. Com isso, fazemos a entrega as marcas formativas do Senac, que são as etiquetas que esse aluno carrega consigo quando chega no mercado de trabalho e que o diferencia dos demais alunos formados em outras escolas. Quando revisamos o MPS, o nosso intuito é fortalecer a atuação dos supervisores e instrutores, que são as pessoas que fazem o modelo acontecer dentro das unidades”, frisa.
No período vespertino, a equipe pedagógica participou de uma oficina onde vivenciaram um momento de prática para execução posterior com os alunos. A experiência foi proposta para que os participantes exercitassem o Modelo Pedagógico Senac se colocando no lugar dos estudantes. “A partir disso, eles entendem como esse conhecimento deve ser replicado nas unidades para ter mais segurança ao levar isso no dia a dia de qualquer curso e segmento”, reitera.
Conforme explica Luciana, o Modelo Pedagógico tem 10 pilares e o pilar trabalhado no evento foi uma situação de aprendizagem, que traz justamente um exemplo da rotina de trabalho desse aluno. “Nessa oficina os instrutores são orientados pela mediadora a simular uma situação cotidiana, ou seja, se é um técnico em Enfermagem, a simulação é de um dia de trabalho dentro do hospital e como isso é desempenhado com o conteúdo técnico. Então, juntamos a técnica e a teoria e colocamos em prática”, destaca a gerente.
Segundo Luciana, como proposta da oficina, foi apresentada uma situação problema para que os participantes pudessem resolver de acordo com o conhecimento prévio que eles têm sobre o Modelo Pedagógico. “O ciclo dessa oficina é de ação, reflexão e ação, que é o tripé do MPS. A partir disso eles fazem o primeiro movimento de ação, assim o mediador sinaliza alguns pontos de ajuste, daí os instrutores refletem sobre essas melhorias e voltam para a prática com uma nova ação sobre essa perspectiva já avaliada”, explica.
Segundo a responsável pela educação do departamento nacional, Thábata Franco, é sempre muito importante realizar o encontro pedagógico, pois é um momento de troca de experiências e de revitalizar os conceitos do modelo pedagógico. “Assim a equipe pode cada vez mais aprimorar suas práticas em prol do desenvolvimento de competências. E ainda o mais importante em torno disso, celebramos a implementação exitosa do modelo ao longo desses 10 anos com esses docentes que acompanharam toda trajetória. Já a oficina foi realizada para contribuir e consolidar todo esse debate, com essas exposições e iniciativas que a gente tem feito para apoiar esses instrutores. A atividade focou no planejamento docente com objetos digitais de aprendizagem para que eles possam, após essa vivência levar para as suas unidades, multiplicar com seus colegas e cada vez mais aprimorar sua prática”, finaliza.