Publicado em 19/02/2025
Moda e carreira: Maris Tavares inspira novos talentos no Senac Goiás
Consultora de imagem retorna às origens para inspirar novos talentos em uma palestra sobre estilo, identidade e oportunidades no mercado de Personal Stylist
Na manhã desta terça-feira (18), o Senac do Setor Aeroporto, em Goiânia, acolheu a renomada consultora de imagem, Maris Tavares para uma palestra sobre consultoria de imagem. A mulher que projeta sonhos através da moda retornou às suas origens, ao lugar onde tudo começou, para compartilhar sua história e abrir caminhos para quem deseja trilhar o ramo da moda.
Com um brilho nos olhos, Maris relembrou que foi no Senac que teve seu primeiro contato profissional com o mundo da moda. “Eu sempre tive intuição, bom gosto e curiosidade, mas foi aqui que aprendi a técnica, as estratégias e as ferramentas para vestir a alma das pessoas, e não apenas seus corpos”, afirmou emocionada e feliz.
Para Maris, moda nunca foi apenas sobre roupas, mas sobre essência. “A roupa é a cereja do bolo, mas a verdadeira beleza vem de dentro para fora”, disse ela, citando sua mãe, Dona Abadia, que sempre acreditou que “seus filhos, bem vestidos e educados, seriam tratados com respeito pelo mundo”. Essa lição moldou seu olhar e definiu sua missão: cuidar das pessoas através da imagem.
Para uma sala cheia e atenta, Maris compartilhou que um profissional de imagem não veste pessoas, mas projeta sua essência. “Nunca saia de casa sem se perguntar: como quero ser percebido? O que minha roupa comunica hoje?”, aconselhou. A moda, segundo ela, é um diálogo constante entre o interior e o exterior, entre a identidade e a expressão.
“Ser autêntico é viver a sua verdade”, destacou Maris, repercutindo as palavras de Leonardo da Vinci: “A simplicidade é o último grau de sofisticação”. Para ela, o mundo está cansado de cópias; é preciso olhar para dentro e construir uma imagem fiel à própria história.
O caminho para o sucesso
Durante a palestra, Maris revelou os segredos para transformar a paixão pela moda em carreira. “Quem quer trabalhar com imagem precisa abrir mão da própria vida para viver o sonho do outro”, explicou. “É não ter hora para nada, é estar sempre pronto para entregar o melhor aos clientes”.
Para aqueles que desejam seguir essa profissão, a consultora é direta: “Se matricule no Senac”. Segundo ela, foi ali que encontrou o conhecimento técnico que alicerçou seu sucesso. “O Senac não só ensina, mas transforma”, destacou, ressaltando a importância da formação para quem deseja ingressar no mercado.
O evento contou com a presença de profissionais e artistas que foram tocados pela abordagem humanizada de Maris. A cantora e atriz Luiza Dam revelou: “Isso me agregou demais! Moda não é sobre a roupa mais cara, mas sobre criar algo original, que representa quem somos. Para nós, cantoras, a imagem também é um produto, e essa palestra trouxe uma nova perspectiva”.
Para a consultora de imagem comportamental, Daniela Justin, a palestrante “é cheia de essência. Maris, entende a alma humana antes de pensar na roupa. E isso faz toda diferença”, frisa.
A coordenadora de Moda do Senac, Ildeth Dias de Sousa, celebrou o momento: “É uma alegria receber uma profissional como Maris, que trilhou uma carreira de sucesso e voltou para dividir conosco seu conhecimento. Isso prova que o Senac está cumprindo sua missão de formar pessoas e abrir caminhos para o mercado de trabalho”, destaca.
“Ver profissionais de sucesso que passaram pelo Senac nos motiva a seguir firmes na missão de oferecer educação de excelência. Nossos cursos estão alinhados com as demandas do mercado e fazem a diferença na qualificação profissional”, ressalta o presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac, Marcelo Baiocchi Carneiro.
O diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, ainda acrescenta que “a qualificação oferecida pelo Senac tem um impacto real na vida das pessoas. Nosso compromisso é transformar trajetórias e preparar profissionais para um mercado cada vez mais exigente e competitivo”.
Atualmente, Maris expande sua missão com um propósito de uma ONG que capacita jovens carentes para que tenham portas abertas no mundo da moda. “Vestir meninos da periferia para que se tornem pessoas dignas de oportunidades é meu novo propósito”, compartilhou.
Encerrando sua fala, Maris reforçou a essência de seu trabalho: “Moda é sobre sonhos, sobre empoderar o outro, sobre revelar a beleza que já existe. E a roupa é apenas um detalhe”, conclui.
Com aplausos entusiasmados, ficou a certeza de que a moda é muito mais do que tecidos e tendências. É identidade, expressão e, acima de tudo, um ato de amor ao próximo. E para aqueles que sonham em transformar vidas através da imagem, o Senac continua sendo o melhor ponto de partida.