Publicado em 19/02/2025

O mercado de TI: Faltam profissionais e sobram vagas com altos salários

  • Tecnologia
O mercado de TI:  Faltam profissionais e sobram vagas com altos salários

 

Demanda por profissionais qualificados não para de crescer e as empresas buscam talentos dispostos a inovar e a acompanhar as transformações digitais

O mercado de trabalho de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil enfrenta um cenário desafiador: há uma escassez de profissionais qualificados, enquanto surgem inúmeras vagas com salários elevados. Essa carência de talentos resulta em salários significativamente superior à média nacional. Profissionais de TI podem receber remunerações que chegam a duas ou três vezes o salário médio brasileiro, refletindo a alta demanda e a competição entre as empresas para atrair e reter esses especialistas.

De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), entre 2023 e 2025, o setor precisará de mais de 540 mil profissionais, mas a formação atual não acompanha essa demanda. Nos últimos anos, intensificou-se a busca por profissionais com habilidades em áreas emergentes, como Inteligência Artificial, cibersegurança e ciência de dados. Os profissionais com competências híbridas, que combinam conhecimentos tecnológicos com visão estratégica de negócios, têm sido altamente valorizados em um mercado bastante competitivo.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Marcelo Baiocchi Carneiro, comenta que atualmente o mercado de TI está bastante aquecido e necessitando de profissionais mais qualificados para atender a grande demanda que tem surgido nos diversos setores. “As empresas, seja no segmento da indústria ou do comércio, tem buscado por profissionais mais qualificados que possam atender as necessidades das diversas vagas que estão abertas. Neste sentido, o Senac oferece cursos técnicos e profissionalizantes na área, com o objetivo de qualificar essa mão de obra, um pouco escassa hoje”.

Leopoldo Veiga Jardim, diretor regional do Sesc e Senac, disse que estar preparado para o mercado de trabalho na área de TI ou em outras áreas, é essencial. “Profissionais bem preparados têm maior capacidade de inovação, adaptação e resolução de problemas, o que os torna indispensáveis.” Ele conclui dizendo que “o Senac Goiás, por meio dos seus cursos, é referência em Educação Profissional no Brasil, e atua na qualificação de profissionais preparando-os para se destacar e conquistar uma vaga no setor.”

Especialista na área de tecnologia da informação e instrutor de TI no Senac Itumbiara, Euclides José Carneiro da Cunha, comentou que o crescimento deste mercado é uma tendência natural, pois desde a década de 70, ano após ano, vem surgindo novas tecnologias, e com isso, surgem também novas vagas de trabalho necessitando de profissionais cada vez mais qualificados para ocupar estas funções, dentro de um mercado em constante transformação.

“Hoje tem acontecido muito do profissional de TI ter uma formação, as vezes até estar trabalhando na área, mas não tem a qualificação exata para essas novas vagas que surgem e que demandam um conhecimento mais específico. Podemos falar que hoje existem algumas áreas que surgiram recentemente, com bastante procura, por serem tecnologias recentes, e que não possuem tantos profissionais qualificados para ocupar essas vagas. A empresas estão em busca destas pessoas, pois são tecnologias que já estão presentes no cotidiano das organizações, como Claude Computer e Inteligência artificial.”

Euclides ainda diz que “o mercado está em busca também de profissionais da área de programação e desenvolvimento, pois as linguagens em si estão melhorando e se tornando cada vez mais evoluídas, necessitando de mais profissionais qualificados para este tipo de segmento. Uma dica que eu dou, é que a pessoa que busca uma graduação em qualquer área de TI, que busque antes, um curso técnico. Ouvi vários relatos de pessoas que iniciaram o curso e abandonaram, tendo como motivo achar muito complexo. Assim, tendo como base um curso técnico, te dará um melhor apoio na formação e facilitará o entendimento das disciplinas abordadas nas universidades.”

Para enfrentar esse cenário, é essencial investir na formação e capacitação de novos profissionais, além de promover a requalificação daqueles em outras áreas. Iniciativas educacionais e programas de desenvolvimento de carreira são fundamentais para suprir a lacuna existente e atender às necessidades do mercado de TI no país.

O Senac é uma instituição do Sistema Fecomércio que tem por presidente Marcelo Baiocchi Carneiro. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros. O Senac Goiás oferece cursos que preparam o aluno para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades em um mercado cada mais competitivo. Confira todos os cursos disponíveis e faça a sua matrícula pelo site go.senac.br ou pelo telefone/whatsapp (62)3219-5180.