Capa da notícia
Saúde | Publicada em: 05/05/2022

III Simpósio de Enfermagem discute assistência em todo ciclo vital

Evento vai acontecer de forma online e presencial, entre os dias 16 e 18 de maio, das 19h às 22h

O Senac Goiás vai realizar, de forma online e presencial, seu III Simpósio de Enfermagem, entre os dias 16 e 18 de maio, das 19h às 22h. As atividades presenciais serão realizadas no auditório do Sesc Cidadania e as atividades online serão transmitidas pelo canal da instituição no YouTube. Este ano, o tema escolhido foi Respeito e Segurança do Cuidado em todo o Ciclo Vital. 

A discussão visa uma assistência com qualidade no nascimento, com registros adequados no prontuário da mulher, incluindo seu recém-nascido, até a utilização de técnicas de comunicação com a ferramenta SBAR (situação; background; avaliação; recomendação). Além disso, objetiva contribuir para que os profissionais possam antecipar os próximos passos de cuidar, ampliando o raciocínio clínico, principalmente, identificando complicações o mais previamente possível. 

De acordo com os idealizadores da iniciativa, a ideia é apresentar informações sobre a importância dos cursos técnicos de enfermagem como estratégia para formação de mão de obra qualificada em situações adversas. O evento ainda busca possibilitar o conhecimento da demanda local e as necessidades em relação ao mercado regional e nacional.

Entre os convidados está a palestrante e consultora em saúde corporativa, Bianca Vilela. Mestre em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina, presta serviços de consultoria para renomadas empresas corporativas e é colunista e ghostwriter de diversas editoras importantes como Boa Forma, GO Outside, Ana Maria, B. Drops, Mulheres Positivas e WNF. Também é autora da obra “RESPIRE, sua jornada diária para alcançar a máxima performance”.

As palestras seguintes serão conduzidas pelo enfermeiro doutor Adalvane Nobres Damaceno, orientador de Educação Profissional e responsável técnico na Unidade Senac Saúde/RS, que falará sobre a espiritualidade e o cuidado em saúde; A enfermeira Ana Carolina do Amaral, coordenadora da área de Enfermagem do Senac/SP, que abordará as práticas seguras e respeitosas para mães e recém-nascidos; e a enfermeira especialista Thalita Santos, que falará sobre cuidado seguro e respeitoso na finitude.

Para finalizar, a enfermeira Narjara Campos, especialista em saúde pública e pós-graduada pelo Hospital Sírio Libanês, falará sobre a comunicação efetiva para uma assistência segura. A enfermeira Valéria Alves, especialista em urgência e emergência e UTI e MBA em excelência operacional em saúde pela Faculdade Albert Einstein, abordará a experiência do paciente no ambiente hospitalar. Todas as palestras contarão com mediadores para perguntas e devolutivas.

PROGRAMAÇÃO:

16/05

Abertura 

19h - Palestra: A importância do equilíbrio emocional na tomada de decisões (vida profissional e pessoal) – Com Bianca Vilela

20h30 - Palestra: A espiritualidade e o cuidado em saúde - com Enfº. Drº. Adalvane Nobres Damasceno


17/05

19h - Palestra: Práticas Seguras e respeitosas para Mães e Recém-Nascidos – com Enfª. MS. Ana Carolina A. do Amaral

20h30 - Palestra: Cuidado Seguro e Respeitoso na Finitude – com Enfª. Esp. Thalita Santos


18/05

19h - Palestra: Comunicação Efetiva para uma Assistência Segura – com Enfª. Ms. Narjara Campos

20h30 - Palestra: Experiência do paciente no ambiente hospitalar – com Enfª Valéria Alves

Encerramento

Ver todas as notícias
Voltar para o topo