Capa da notícia
Momento Saber | Publicada em: 16/04/2024

Netiqueta e os reflexos na vida profissional

Ao adotar práticas adequadas na internet, é possível comunicar mensagens de forma apropriada
Você já ouviu falar em Netiqueta? Esse termo é resultado da fusão de duas palavras, internet e etiqueta. Muita gente acha que internet é terra sem lei, mas não é bem assim, temos regras a serem seguidas e essas regras se chamam netiqueta. De acordo com a instrutora de Gestão do Senac Goiás, Gleisielly Rodrigues, a netiqueta é um conjunto de boas maneiras e normas recomendadas para serem praticadas na internet, visando tornar o uso da rede mais amigável, eficiente e agradável.

Gleisielly explica que netiqueta é a forma como nos comportamos e posicionamos na internet. “É um conjunto de regras, normas e condutas que vai delinear nosso comportamento nas redes sociais, sites, blogs e tudo que envolve a internet. O objetivo da netiqueta é organizar as relações dentro da internet pra se ter um bom convívio, e determinar os direitos e deveres de cada pessoa”.

Sendo assim, podemos aproveitar a tecnologia ao nosso favor quando destacamos nossas qualidades e conquistas, compartilhando informações relevantes que evidenciem nosso valor e comprometimento. Ao demonstrarmos nosso crescimento, estudo e trabalho, podemos utilizar a internet para promover nossa imagem e posição atual.

A profissional pontua que hoje os recrutadores também estão de olho em nosso comportamento no ambiente virtual. “As avaliações não param apenas no currículo, você está constantemente sendo avaliado pelas redes sociais, na foto de WhatsApp, por exemplo. Então, quando o recrutador entra em contato com você para agendar uma entrevista, ele está avaliando tudo que está acontecendo naquele momento, como sua foto, seu status, a forma como você cumprimenta e dialoga”.

No ambiente de trabalho, é essencial ter uma atenção especial, pois lidamos frequentemente com informações confidenciais. Portanto, é importante evitar gravar vídeos ou tirar fotos falando negativamente sobre a empresa ou espalhando fofocas, especialmente se estiver usando o uniforme da empresa. Evite também enviar e-mails com muitos emojis ou letras maiúsculas, que podem ser interpretadas como gritos na linguagem da internet. Além disso, é fundamental ter cuidado ao compartilhar informações, evitando divulgar dados pessoais, como números de telefone, e-mails ou fotos, sem autorização, pois isso diz respeito à privacidade da pessoa em questão.

Constantemente, estamos vendendo nossa imagem, e a etiqueta online é essencial para garantir uma boa reputação profissional. Portanto, o que devemos fazer para manter uma boa etiqueta profissional? Utilizar uma foto adequada no perfil do WhatsApp, preferencialmente com uma vestimenta discreta e em um cenário neutro. Ter um status simples, que transmita seriedade e confiança na sua imagem. Evitar postar fotos com bebidas ou que exponham o corpo.

A instrutora Gleisielly Rodrigues compartilha algumas orientações e exemplos de práticas a serem evitadas no ambiente virtual, como: não enviar saudações incompletas, certifique-se de completar a mensagem; seja conciso e direto em suas comunicações. Evite encaminhar correntes no WhatsApp e e-mail. Preste atenção à ortografia, evite gírias e linguagem imprópria.

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo:

Ver todas as notícias
Voltar para o topo