Capa da notícia
Educação

Por que aprender uma língua estrangeira na infância?

Supervisora da Escola de Idiomas Sesc – Senac, Maria Letícia, explica que as crianças estão totalmente abertas a receber conhecimento e informação, tornando mais fácil o aprendizado de uma segunda língua

Durante a infância, a criança descobre o mundo. Sua criatividade e curiosidade estão aguçadas. Assim, elas possuem uma maior facilidade para aprender novas experiências como, por exemplo, uma língua estrangeira. Pesquisadores de três universidades de Boston, nos Estados Unidos, apontaram que a capacidade de aprender uma nova língua, pelo menos gramaticalmente, é mais forte até os 18 anos de idade.

“Para as crianças o aprendizado da língua faz parte da química do cérebro, por tanto as crianças são constituídas desde o berço a receber novas informações, desta forma o aprendizado pode acontecer de forma mais fácil. Quando adulto a velocidade das informações é maior, além das questões sociais, porém isso não é um impeditivo para o adulto aprender um segundo idioma também”, ressalta a supervisora da Escola de Idiomas Sesc-Senac, Maria Letícia.

De acordo com ela, para que aconteça de maneira natural, o aprendizado de uma língua estrangeira tem que ser envolvente, fácil e divertido. Por isso, é importante o uso de jogos, músicas, histórias e brincadeiras, recursos que criam situações reais e concretas, dentro do universo infantil, para que o aprendizado aconteça.

“Quando criança a forma de aprender é bastante lúdica, então ela vai aprender por meio de música, desenhos e imagem, e assim construindo o aprendizado de maneira gradativa. O adulto tem o tempo menor, ele precisa de mais esforço para aprender. Então se eu aprender ainda quando criança, a minha bagagem de conteúdo, vocabulário e pronúncia vai ser facilitada. O adulto vai precisar apenas de um pouco mais de esforço”, destaca Maria Letícia.

Aprender um segundo idioma ainda na infância também contribuiu para o desenvolvimento das habilidades da comunicação, exercita a concentração, estimula a criatividade, abre portas para a socialização, prepara para a vida profissional, assim como tem o contato com diferentes culturas.

Escola de Idiomas Sesc – Senac

Na Escola de Idiomas Sesc – Senac, crianças com 6 anos no primeiro ano da educação básica podem se matricular. As inscrições para Inglês, Espanhol, Francês e Alemão já estão abertas para alunos novatos. Para os veteranos, as rematrículas são a partir do dia 22 de junho.

Clique aqui e faça a sua matrícula. 



Ver todas as notícias
Voltar para o topo
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 17h