Capa da notícia
Educação profissionalizante | Publicada em: 26/10/2022

Senac finaliza primeira edição do projeto Linha, Agulha e Vida

Realizado em parceira com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, o curso capacitou 200 alunas em corte e costura

A finalização da primeira edição do Projeto Linha, Agulha e Vida foi realizada na última quinta-feira (20), na sede da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. O Senac Goiás, em parceria com a prefeitura de Goiânia, capacitou 200 mulheres por meio do curso profissionalizante de corte e costura, que proporcionou a elas técnicas em modelagem, costura, marketing em vendas e estratégias para redes sociais. Foram capacitadas 10 turmas de 20 mulheres, durante aproximadamente 10 meses e com carga horária de 240 horas. A expectativa do Senac é realizar uma edição do projeto por ano.

O curso é voltado para mulheres em Vulnerabilidade social e o objetivo e promover a capacitação e recuperação da confiança, autoestima e incentivar que elas apoiem umas às outras. Na oportunidade, elas apresentaram seus projetos de final de curso e colocaram suas ideias e sonhos em prática.

De acordo com a supervisora pedagógica do Senac, Cássia Campos, o projeto foi desafiador e muito gratificante, pois garantiu a qualificação de costureiras para 200 mulheres. “O projeto teve início no dia 21 de janeiro e hoje entregar essas mulheres para o mercado de trabalho, inteiramente capacitadas é muito gratificante para nós”, destacou.  

Conforme a instrutora de Moda do Senac Goiás, Lorena Cantanhede, o projeto Linha, Agulha e Vida foi um presente pra ela enquanto instrutora. “Iniciei o projeto com o módulo de empreendedorismo, em seguida vitrinismo para a moda e depois de quase 10 meses, finalizo com o módulo de mídias digitais e marketing. Eu encontrei essas turmas aprendendo a costurar, a modelar cientes do que elas estavam fazendo. O desafio projeto foi criar uma marca fictícia e expor nas redes sociais e eu estou muito feliz com o resultado”, expressou.

Para a aluna do curso, Luciene Alves, o projeto foi importante porque ela tem interesse em empreender. “Eu fiquei desempregada por quase dois anos e o projeto foi um incentivo muito grande para mim para que eu aprendesse a costurar e a modelar. Aprendemos a divulgar o nosso produto, a falar com o cliente, a fazer as publicações, como colocar um QR code no instagram e isso foi muito bom”, ressaltou.

A aluna, Djane Amorim Costa, explica que o projeto foi essencial para que todas as mulheres pudessem ver que elas têm valores e que podem aprender independente da idade. “Para mim, foi de grande importância porque também fiz o curso de consultoria de imagem e estou fazendo network com as outras meninas, aprendendo e também ensinando o que aprendi no Senac, que é uma instituição que me trouxe valores”, afirmou.

Segundo a participante do curso, Cleide Barreto, elas adquiriram grandes conhecimentos. “Eu não entendia o que era empreendedorismo, não sabia o que era molde, costura e marketing. E hoje nós tivemos um desafio de fazer um projeto fora da caixa, porque estávamos fazendo molde pra roupas, e o nosso projeto era a moda pet, onde a minha primeira inspiração foi a Melzinha, minha cadela para quem eu fiz um vestido”, explicou.

O projeto Linha, Agulha e Vida é uma iniciativa do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.



 

Ver todas as notícias
Voltar para o topo