Capa da notícia
Momento Senac Saber | Publicada em: 14/11/2022

Bem-estar: precisamos falar sobre saúde mental nas empresas

Pouco se fala na importância de manter uma boa saúde mental no ambiente de trabalho e de como isso influencia no aumento de produtividade do colaborador

Segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em junho deste ano, mostra a escalada nos índices de adoecimento mental, os casos de depressão e ansiedade cresceram 25% no primeiro ano da pandemia. A explosão de ocorrências da síndrome de Burnout oficializou como doença ocupacional no início de 2022. No Momento Saber iremos falar sobre o bem-estar no trabalho. 

A pressão por resultados e o estresse são grandes ameaças ao bem-estar no trabalho, podendo comprometer inclusive a saúde do colaborador. A depressão no trabalho geralmente é desencadeada por períodos de estresse e rotina exaustivas, pela pressão por resultados, baixa remuneração, medo de perder o emprego ou por mudanças constantes. Caso não seja tratada adequadamente pode gerar outros transtornos e chegar a síndrome de Burnout.

Para a psicóloga do Sesc/Senac, Débora Lima, “um ambiente de trabalho inadequado pode adoecer os colaboradores”.  A profissional relata ainda algumas consequências que podem ser causadas “quando o colaborador está exposto a uma rotina de trabalho muito pesada, não se identifica com as atividades desempenhadas, não está motivado, com sobrecarga de trabalho adoecendo o profissional, por exemplo a  síndrome de Burnout que é causada por uma exaustão, trazendo impactos em sua vida”. 

A síndrome de esgotamento profissional, o Burnout, é um distúrbio emocional, que apresenta sintomas como esgotamento físico, exaustão e estresse, relaciona-se com um cenário de alta competitividade e excessiva cobrança.

Saúde mental nas empresas

Falar sobre saúde mental nas empresas é importante para entendermos como é o processo de estado de bem-estar no qual um indivíduo consegue lidar com estresses do dia a dia, atingir seu potencial no trabalho de forma produtiva, conseguir contribuir para sua comunidade e ter uma vida pessoal em equilíbrio. 

A psicóloga afirma que “manter uma boa saúde mental no ambiente de trabalho é essencial para ter mais clareza em seus objetivos, atingir as metas, ter melhores relações e bem-estar no ambiente de trabalho”. 

O ambiente de trabalho pode ser um fator-chave na satisfação dos trabalhadores ao lado de salários compatíveis, oportunidades de crescimento, benefícios e uma boa cultura organizacional contribuem para o bem-estar cotidiano dos colaboradores na empresa. 

Débora Lima nos dá algumas dicas para enfrentar as pressões do dia a dia, cuidar de nossa saúde mental, bem-estar no trabalho e estar atento à saúde integral. Confira as dicas:

  • ter momentos de lazer fora do espaço de trabalho
  • ter espaços para desconexão do celular
  • praticar o autocuidado
  • meditar
  • fazer atividades que  gosta
  • buscar ajuda profissional quando necessário 
  • praticar atividades físicas
O Momento Saber é uma iniciativa do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros. 

Confira a entrevista completa:


Ver todas as notícias
Voltar para o topo
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 17h