Inclusão Social é destaque da Semana Pedagógica de Planejamento
Entre os dias 23 e 27 de janeiro docentes passaram por atualização das práticas de ensino
A Faculdade Senac promoveu entre
os dias 23 e 27 de janeiro, a Semana Pedagógica de Planejamento, um momento de
capacitação permanente que acontece todo início de semestre com o objetivo de
alinhar as práticas do modelo Senac de Ensino.
De acordo com a vice-diretora
acadêmica, Ionara Lúcia de Melo, durante a semana pedagógica de Planejamento todo
o corpo acadêmico da faculdade é envolvido, conforme a necessidade e a ordem do
assunto. “Neste semestre estamos dando continuidade à aplicação das
metodologias ativas, algo que desde a pandemia já temos como proposta de
inovação no conteúdo curricular, nas dinâmicas das aulas, alinhadas com o
modelo pedagógico do Senac, que passou por uma atualização”, destacou.
Segundo ela, foram realizadas várias
tratativas principalmente ao que se refere a identidade do Senac dentro da
faculdade. “Os professores mergulharam no universo do nosso modelo pedagógico, com
as perspectivas, marcas formativas e o diferencial do egresso da faculdade
Senac comparando às outras instituições”, explicou.
Um dos pontos altos da Semana
Pedagógica de Planejamento foi a inclusão social no ensino superior. O projeto pedagógico
da Faculdade Senac está fundamentado na formação integral do aluno e segundo a
coordenadora da unidade, o objetivo é formar o aluno em sua plenitude enquanto
ser humano. “Com essa perspectiva, nós percebemos
alunos com deficiências físicas e intelectuais, como por exemplo, alunos
surdos, com TDH, autismo e temos ótimos resultados com eles, por isso demos
ênfase a essa tratativa como um diferencial da Faculdade Senac. O aluno que
queira cursar design, estética ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas não vai
encontrar uma limitação aqui, pois estamos investindo na preparação para que os
professores possam desenvolver da melhor maneira as competências dos alunos e
assim prepará-los para o mercado de trabalho”, frisou a coordenadora da
instituição.
Além da inclusão, uma das
palestras tratou sobre estratégias de gamificação e tecnologias educacionais no
ensino superior. “Uma das tendências que encontramos na tecnologia para a educação
é a de gamificação como estratégia, que consiste na aplicação das dinâmicas e
metodologias presentes nos jogos como sistemas de pontuação, fases, missões,
conquistas e recompensas. Abordamos esse tema para que os nossos docentes aprendam
tanto na teoria, quanto na prática a usar essa ferramenta nas aulas e em outras
ações dentro da faculdade”, pontuou Yonara.
Inclusão social
Na faculdade Senac, o
acompanhamento dos alunos com deficiência é realizada desde o início da
trajetória acadêmica. O Serviço de Atendimento ao Docente e Discente (Sead) promove
ações de cunho psicopedagógico, como a observação do desempenho acadêmico nos
componentes curriculares, escuta acerca das dificuldades de aprendizagem, a
limitação encontrada seja nas relações interpessoais ou mesmo auxílio na
organização e plano de estudos. O Sead realiza constantemente reuniões ou
formações com os colegiados dos cursos, afim de informar sobre adaptações que
podem ser feitas nas aulas ou nas metodologias utilizadas, bem como nas
diferentes formas de avaliar.
A instituição possui intérpretes
de Libras e realiza ações internas de incentivo aos alunos com deficiência como
a participação nos projetos realizados nos cursos e no programa de monitoria,
iniciação científica e ações extensivas seja dentro ou fora da faculdade.
Enfim, buscando a inserção dos
alunos PCDs no mundo de trabalho, a Faculdade Senac promove parcerias e
convênios com empresas e agentes de integração de estágios que oferecem vagas
destinadas a esse público específico e outras ações e projetos que contribuam
para o incentivo as relações interpessoais e construção de projetos integrados
criativos pensado na formação de profissionais críticos, com domínio
técnico-científico, autonomia e atitude empreendedora.