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Faculdade Senac | Publicada em: 30/01/2023

Inclusão Social é destaque da Semana Pedagógica de Planejamento

Entre os dias 23 e 27 de janeiro docentes passaram por atualização das práticas de ensino

A Faculdade Senac promoveu entre os dias 23 e 27 de janeiro, a Semana Pedagógica de Planejamento, um momento de capacitação permanente que acontece todo início de semestre com o objetivo de alinhar as práticas do modelo Senac de Ensino.

De acordo com a vice-diretora acadêmica, Ionara Lúcia de Melo, durante a semana pedagógica de Planejamento todo o corpo acadêmico da faculdade é envolvido, conforme a necessidade e a ordem do assunto. “Neste semestre estamos dando continuidade à aplicação das metodologias ativas, algo que desde a pandemia já temos como proposta de inovação no conteúdo curricular, nas dinâmicas das aulas, alinhadas com o modelo pedagógico do Senac, que passou por uma atualização”, destacou.

Segundo ela, foram realizadas várias tratativas principalmente ao que se refere a identidade do Senac dentro da faculdade. “Os professores mergulharam no universo do nosso modelo pedagógico, com as perspectivas, marcas formativas e o diferencial do egresso da faculdade Senac comparando às outras instituições”, explicou.

Um dos pontos altos da Semana Pedagógica de Planejamento foi a inclusão social no ensino superior. O projeto pedagógico da Faculdade Senac está fundamentado na formação integral do aluno e segundo a coordenadora da unidade, o objetivo é formar o aluno em sua plenitude enquanto ser humano.  “Com essa perspectiva, nós percebemos alunos com deficiências físicas e intelectuais, como por exemplo, alunos surdos, com TDH, autismo e temos ótimos resultados com eles, por isso demos ênfase a essa tratativa como um diferencial da Faculdade Senac. O aluno que queira cursar design, estética ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas não vai encontrar uma limitação aqui, pois estamos investindo na preparação para que os professores possam desenvolver da melhor maneira as competências dos alunos e assim prepará-los para o mercado de trabalho”, frisou a coordenadora da instituição.

Além da inclusão, uma das palestras tratou sobre estratégias de gamificação e tecnologias educacionais no ensino superior. “Uma das tendências que encontramos na tecnologia para a educação é a de gamificação como estratégia, que consiste na aplicação das dinâmicas e metodologias presentes nos jogos como sistemas de pontuação, fases, missões, conquistas e recompensas. Abordamos esse tema para que os nossos docentes aprendam tanto na teoria, quanto na prática a usar essa ferramenta nas aulas e em outras ações dentro da faculdade”, pontuou Yonara.

Inclusão social

Na faculdade Senac, o acompanhamento dos alunos com deficiência é realizada desde o início da trajetória acadêmica. O Serviço de Atendimento ao Docente e Discente (Sead) promove ações de cunho psicopedagógico, como a observação do desempenho acadêmico nos componentes curriculares, escuta acerca das dificuldades de aprendizagem, a limitação encontrada seja nas relações interpessoais ou mesmo auxílio na organização e plano de estudos. O Sead realiza constantemente reuniões ou formações com os colegiados dos cursos, afim de informar sobre adaptações que podem ser feitas nas aulas ou nas metodologias utilizadas, bem como nas diferentes formas de avaliar.

A instituição possui intérpretes de Libras e realiza ações internas de incentivo aos alunos com deficiência como a participação nos projetos realizados nos cursos e no programa de monitoria, iniciação científica e ações extensivas seja dentro ou fora da faculdade.

Enfim, buscando a inserção dos alunos PCDs no mundo de trabalho, a Faculdade Senac promove parcerias e convênios com empresas e agentes de integração de estágios que oferecem vagas destinadas a esse público específico e outras ações e projetos que contribuam para o incentivo as relações interpessoais e construção de projetos integrados criativos pensado na formação de profissionais críticos, com domínio técnico-científico, autonomia e atitude empreendedora.

 

 

 

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