Capa da notícia
Inspiração | Publicada em: 22/02/2023

Aluna com deficiência visual se destaca em cursos no Senac Anápolis

Inspiração, força e determinação fazem parte história da Aline

Permitir que as barreiras impostas no seu caminho a impedissem de alcançar seus sonhos, nunca foi uma opção para a Aline. Após um diagnóstico que mudou a sua vida, ela descobriu que não poderia parar de lutar pelos seus objetivos. A aluna do Senac Anápolis, Aline Venâncio Viana, tem demonstrado para todos que é possível ir mais longe. Após perder a visão em decorrência de uma reação adversa de um tratamento para a coluna, ela desenvolveu alta quantidade de açúcar no organismo e consequentemente, a diabetes.

Em 2019, ao se preparar para tirar a habilitação, foi constatado que ela estava perdendo a visão do olho direito e estava com apenas 20% de visão do olho esquerdo. Quando soube do projeto As Marias, realizado na unidade do Senac em Anápolis, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e a prefeitura de Anápolis, ela logo se matriculou no curso de bolo no pote.

O projeto As Marias promove capacitação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social, financeira e emocional. Segundo a gerente do Senac Anápolis, Paula Emanuela Silva, a unidade já recebeu inúmeras mulheres com diferentes histórias de vida. “Chegam até nós mulheres com deficiências ou com o histórico emocional extremamente abalado e ao fazer o curso a gente já percebe uma transformação, principalmente na autoestima delas”, relata.

A Aline conta que quis partir em busca de conhecimento em áreas diferentes da confeitaria e fez também o curso de Instalador e Reparador de Redes de Computadores. “Antigamente eu conhecia as cores dos fios dos equipamentos, agora o professor fala, e eu pego e sinto e vou lembrando a imagem de como eles são e com isso ele e os colegas vão me ajudando. Se eu tenho uma dúvida o professor vem e tira a minha dúvida”, conta.

Aline ainda explica que também faz o curso de Técnico Administrativo atualmente e que para ela é uma honra ser aluna do Senac. “Quem tem certificado do Senac é no reconhecido no Brasil inteiro, então pra mim foi uma grande honra vir estudar aqui e participar do projeto. Estou sendo bem recebida, bem atendida. Estou aprendendo bem e gostando”, elogia.

Conforme a instrutora do curso Técnico Administrativo, Kelly Helena, a Aline é uma inspiração para todos que a conhecem. “Além de toda a superação de vida que ela carrega, ela traz alegria todos os dias em sala de aula. Ela se supera todas as vezes que trabalhamos alguma atividade, pois é ela quem nos ensina. Hoje ela consegue escrever, traz o fone de ouvido para ouvir as letras que está digitando e escreve os próprios textos e ela consegue desenvolver bastante”, destacou.

A aluna ainda comenta que se sente realizada em ter a oportunidade de estudar e reforça a importância da pessoa com deficiência estar inserida na sociedade. “As pessoas têm que ver a gente e nos enxergar de outra forma. Eu gosto de dançar, cozinhar, passear e estudar e isso está me deixando bem ativa. Estou me sentindo realizada”, finaliza.




Ver todas as notícias
Voltar para o topo