Capa da notícia
Momento Senac Saber | Publicada em: 16/05/2023

Confira dicas de moda para o outono e inverno em Goiânia

A instrutora de moda do Senac Goiás, Aline Hardman, fala sobre como aplicar as tendências adaptando ao clima mais ameno

O clima de Goiânia é prioritariamente mais quente durante quase todo o ano, mas tende a se tornar mais fresco no outono e inverno. O que acontece é que mesmo nessas estações, não há um frio tão intenso, fazendo com que os goianos queiram compor looks com mais cara de inverno mais adequadas ao clima de frio leve. A instrutora de moda do Senac Goiás, Aline Hardman explica como manter estilo e conforto nessa época do ano. Segundo ela, é possível aplicar as tendências de outono inverno adaptando a realidade da cidade. “Temos que buscar tecidos mais leves e refrescantes, de preferência com fibra natural, como o algodão, linho, seda, mas também os artificiais que são mais refrescantes como a viscose, o liocel e poliéster. Mas a grande questão para montar um look mais criativo é abusar da terceira peça, seja usando um sobretudo, casaco, cardigã, jaqueta, camisa ou kimono”, afirmou.

Ela explica que a terceira peça é muito versátil, pois as vezes de manhã está mais frio, e ao longo do dia está mais calor. “Para variar um pouco, a terceira peça pode ser até do guarda-roupa masculino, como uma camisa xadrez ou com listras largas, que também é uma tendência que dá uma silhueta mais oversize. Também é possível trazer cor para os looks, como o magenta, laranja. Já as cores metalizadas e com brilho sempre voltam no outono e inverno”, destaca.

Aline indica que o couro também pode ser usado em peças menores como bermuda, saia midi ou calça pantacourt para ficar uma roupa um pouco mais fresca. Além disso, ela recomenda o mix de texturas. “Isso traz muita bossa e riqueza para a roupa, eu posso pensar num look todo monocromático, mas trazendo texturas diferentes, por exemplo uma jaqueta preta jeans, com uma calça preta de couro”, pontua.

Como alternativa para variar a peça para além da calça jeans, Aline explica que é possível optar por tecido de algodão como a alfaiataria, linho, crepe de alfaiataria, viscose e liocel, que são tecidos mais frescos e são opções para variar o look, além do próprio couro também.

A instrutora do Senac Goiás conta que não é preciso usar somente uma cor única, é possível usar peças estampadas ou coloridas. Abusar de acessórios é outra dica. “Normalmente as peças de frio são um pouco mais caras, mas podemos variar colocando cor nesses acessórios, trazendo o brilho metalizado para conseguir somente com só um casaco ou sobretudo, trazer composições diferentes”, ressalta.

Aline explica que o uso do lenço é uma boa alternativa, pois traz o ponto de cor, que pode ser usado na bolsa, na cintura ou no pescoço, sendo muito versátil. “Já que aqui em Goiânia, nós usamos as peças de frio poucas vezes, é preciso montar looks com acessórios diferentes, como brincos, colares, bolsa e sapatos. Por exemplo usar um short ou minissaia com uma meia-calça mais fina como fio 20 ou 40 é uma opção. Os acessórios são mais baratos e capazes de trazer mais diversidade no look, tirando a monotonia de que em todo inverno eu estou com o mesmo casaco, pois de fato é uma peça que usamos menos, então é mais durável”, destaca.

Conforme Aline algumas tendências do outono e inverno são o look all jeans, o colegial, que é a saia plissada com um suéter, além de brilhos e metalizados, inclusive um metalizado mais aquoso, permitindo o contraste entre couro e metalizado. “Também vale lembrar do uso do moletom, mas de preferência o moletinho que é um tecido um pouco mais fresco, e evitando o moletom com zíper que não fica tão elegante, pois dá para montar um look com moletom, porém um casual mais chique e interessante”, finaliza Aline.


Confira a entrevista completa:




Ver todas as notícias
Voltar para o topo