Capa da notícia
Educação | Publicada em: 25/09/2023

Senac Goiás realiza apresentação do novo Modelo Pedagógico

O objetivo é o alinhamento nacional do Modelo Pedagógico com instrutores, professores e coordenadores

Na sexta-feira (22), no auditório da Faculdade Senac, foi apresentado o Modelo Pedagógico, um projeto compartilhado pelo Departamento Nacional, que visa a formação de docentes, coordenadores e supervisores. Na ocasião, foram discutidas as novas diretrizes e de como elas serão implementadas e disseminada nas unidades de Goiás.

O Modelo apresentado é resultado de meses de trabalho e estudo, com o objetivo de qualificar a oferta da Educação Profissional do Senac em todo o território nacional, além de representar a consolidação de boas práticas pedagógicas realizadas na instituição, para o desenvolvimento de competências. 

A coordenadora regional de Educação, Luciana Carniello, explicou como foi o processo de estruturação e de como será repassado para os demais instrutores. “Hoje é um dia muito importante para o Senac Goiás, porque nós finalizamos uma etapa de formação com um grupo referência de instrutores. Esse grupo, que está aqui presente, passou por meses de formação. Onde nós estudamos sobre metodologias ativas, sobre como fazer uma aula atrativa, como trazer esse aluno pra próximo do mercado de trabalho, entre outras coisas. Agora esse grupo tem a missão de ir para o interior, levando toda essa bagagem para as unidades do Senac”, pontua.

O diretor de programas sociais e educacionais do Sesc e Senac, José Geraldo, destaca a importância desse novo modelo para o ensino-aprendizagem. “Essa é a terceira etapa de algo muito grande. Podemos dizer que está sendo construído uma história de reforço e de reformulação do poder pedagógico e nós tivemos a oportunidade de participar dessa construção. Estamos muito felizes com toda a equipe professores que vem se desdobrando na construção de melhorias dentro do Senac”, pondera.

A partir da apresentação, inicia uma nova fase que é a de disseminar por todo o Estado. O objetivo é fazer com que todo corpo docente adquira conhecimentos e habilidades para atuar como educador, promovendo o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos baseados na educação profissional, buscando desenvolver competências e habilidades para o mercado de trabalho, por meio de metodologias ativas e práticas.

“Entendemos que o mundo está constantes mudanças e inovações, e na educação não poderia ser diferente. Nós, como referência em educação profissional, estamos sempre atentos e buscando melhoria, para que assim nossos alunos tenham maior desempenho no ensino e posteriormente se destaquem no mercado de trabalho”, enfatiza o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Marcelo Baiocchi.

O diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, explica que nesse novo modelo o foco da ação pedagógica é no aluno. “A educação profissional tem que ser transformadora, só assim conseguiremos contribuir para o desenvolvimento do aluno e da comunidade como um todo. Esse novo Modelo Pedagógico visa justamente isso, colocar o aluno como protagonista e o professor como mediador do processo de aprendizagem”, finaliza.

Ver todas as notícias
Voltar para o topo