Capa da notícia
Momento Sesc e Senac Saber | Publicada em: 06/11/2023

Saúde do Homem: Principais doenças que acometem o homem e como cuidar

Profissional de saúde do Sesc conta a importância do homem realizar consultas regulares a um médico

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida no Brasil é de 80,1 anos para as mulheres e de 73,1 anos para os homens. Portanto, as brasileiras vivem, em média, 7 anos a mais do que os brasileiros. Um dos motivos para que isso aconteça é a negligência dos homens em relação à própria saúde.

Podemos também dizer que esses números refletem bem o mal hábito dos homens de só procurarem por ajuda médica quando percebem sintomas mais graves em seu organismo.

Realizar exames de rotina regularmente, pode evitar o aparecimento de doenças a partir da recomendação por hábitos mais saudáveis. Ou seja, homens que realizam check-ups, que realizam o correto tratamento quando diagnosticados com alguma patologia e seguem hábitos de vidas mais saudáveis, tendem a ter uma vida mais longa.

De acordo com o instrutor de saúde do Senac Goiás, Adriano Guimarães, a não procura por consultas regulares a um médico pode ocasionar doenças como: cardiovasculares, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico (Derrame) e a diabetes, além das neoplasias como de pulmão, testículos e próstata.

Em relação ao Câncer de Proposta, segundo o INCA, esse é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina.

No Estado de Goiás há uma estimativa de 2.500 novos casos para o ano de 2023. Isso refere-se a 68,33 casos por 100 mil habitantes. Somente em Goiânia, a estimativa de pessoas com Câncer de Próstata é de 580 novos casos, ou seja, 76,12 casos por 100 mil habitantes.

O mês de novembro é palco de uma campanha mundial, originada em 2003, na Austrália, chamada de “Novembro Azul” tendo como objetivo principal chamar a atenção para a prevenção não somente do Câncer de Próstata, mas também para o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

A enfermeira educadora em saúde do Sesc, Lilia Moreira, comenta a importância desta campanha como uma forma de atenção ao homem na busca por uma rotina de consultas médicas mais regulares, bem como hábitos de vida mais saudáveis. “A Campanha Novembro Azul foi lançada com o intuito de divulgar informações sobre o Câncer de Próstata, pois existe um tabu muito grande e o preconceito que alguns homens possuem em relação ao exame de toque retal, além de informar, também, sobre outros pontos principais referente a saúde do homem”.

O Momento Saber é uma iniciativa do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.


Para ver o Momento Saber completo, clique no vídeo.



Ver todas as notícias
Voltar para o topo