Capa da notícia
Momento Sesc e Senac Saber | Publicada em: 13/11/2023

Hackateen: A influência da tecnologia aliada ao empreendedorismo jovem

A integração entre o empreendedorismo na infância e o uso consciente da tecnologia abre portas para a criatividade e um futuro cada vez mais tecnológico

O uso da tecnologia por crianças e adolescentes hoje é notável, com domínio natural de aparelhos como telefones, computadores e videogames. Essa familiaridade desde a infância com a tecnologia pode ser a chave para futuros empreendedores.

Ao pensar em empreendedorismo na infância, é muito importante desmistificar o conceito. O empreendedorismo na infância é simplesmente permitir que a criatividade da criança flua, explorando possibilidades de resolver questões por meio de uma ideia nova, estimulando o pensamento criativo e abrindo portas para abordagens inovadoras, cultivando habilidades essenciais para o futuro.

Integrar o pensamento empreendedor com a tecnologia abre espaço para a exploração de novos horizontes. O projeto Hackateen, uma iniciativa do Sesc Goiás em parceria com o Senac, é uma extensão do Hackatoon, uma maratona focada em jovens de 15 a 17 anos do segundo ano do ensino médio do Sesc Cidadania. Diferentemente do Hackatoon, não envolve programação tecnológica, mas mantém a jornada de ideias para resolver problemas pré-estabelecidos. Divididos em grupos, os jovens criam startups, buscando soluções inovadoras para essa questão definida no desafio.

Os recursos tecnológicos estimulam alternativas e promovem pensamento criativo, sendo importante existir uma relação harmoniosa entre as ideias e a aplicação da tecnologia. “As tecnologias estão aqui e são ferramentas que não irão embora e nós precisamos aprender a conviver com elas da maneira mais saudável possível. Ensinar como construir, utilizar e como performar com essas ferramentas, conviver lado a lado nos prepara para os desafios do mundo que virão”, comenta a Instrutora de educação profissional do eixo de tecnologia do Senac, Danielle Almeida.

Em um mundo onde os avanços tecnológicos moldam nossa percepção, a alfabetização digital prepara as novas gerações para esse cenário. “Para o século 21, novas profissões estão nascendo, novos desafios e novas oportunidades no mercado. Aquilo que estudamos na nossa época deve ser repensado. Novas profissões, novos trabalhos e novos entendimentos sobre o que é a profissão e esse letramento digital é extremamente importante para os jovens. Quanto mais jovem você aprende a usar as tecnologias, melhor e mais bem preparado você estará para praticamente todas as profissões do futuro”, explica Gabriel Schimchack, gestor de inovação do Senac e criador do projeto Hackateen.

O Hackateen não oferece apenas oportunidades de desenvolvimento de habilidades, mas também instiga reflexões sobre futuras carreiras. “O Hackateen trouxe para os alunos a curiosidade. A curiosidade de desbravar novos conhecimentos. Nós vemos que a partir da segunda série, os alunos começam a refletir sobre o que eles querem para a vida deles, então o bom é que ali desperta o que eles querem ter, o que eles querem ser. O hackateen leva eles a descobrirem o que eles querem”, reflete Karina Barbosa, coordenadora do ensino médio do Sesc Cidadania.

Segundo a coordenadora, independentemente de quais sejam as profissões futuras, a educação é o melhor caminho. Capacitar as crianças com ferramentas tecnológicas desde cedo, aliado ao estímulo ao empreendedorismo, é fundamental. A capacidade da tecnologia e da criatividade em abrir novos horizontes é uma realidade que merece destaque para as mentes jovens.

Confira o vídeo completo:




Ver todas as notícias
Voltar para o topo