Capa da notícia
Educação | Publicada em: 23/10/2023

Inclusão: Aluno autista mostra que conhecimento não tem limites

Dedicação e superação fazem com que aluno autista do curso de Design Gráfico da Faculdade Senac se destaque no mercado de trabalho

A inclusão de pessoas com autismo no ensino superior tem se tornado uma realidade cada vez mais presente, importante e igualitária para a sociedade. Para Pedro Henrique Carvalho, estudante do 4º módulo do curso de Design Gráfico da Faculdade Senac, o autismo não foi obstáculo para que ele pudesse caminhar em busca de seus objetivos. Segundo ele, a escolha do curso está ligada diretamente com as suas habilidades, principalmente seu forte interesse por ilustrações.

De acordo com especialistas, os autistas podem enfrentar desafios específicos no ambiente acadêmico, como dificuldades de comunicação e interação social. No entanto, com o apoio e acompanhamento adequado, esses desafios podem ser superados, permitindo que os estudantes se desenvolvam e alcancem seu potencial máximo.

Para Pedro Henrique, o Senac possibilitou que ele aprimorasse suas habilidades, além de ajudar na interação social. “Encontrei o Senac por meio de recomendação de meus familiares. Então decidi fazer o vestibular para o curso de Design Gráfico”, comenta o aluno.

O coordenador do curso de designer, Nicolas Gualtieri, explica que, no início, o aluno era muito tímido e que foi um desafio para instituição compreender quais eram as características que atravessavam o autismo do Pedro, para que assim pudessem auxiliar no desempenho. “Tivemos que entender como funciona o espaço dele, de como poderíamos lidar. Se ele era um aluno mais proativo ou não. Desde o início avaliamos como poderíamos auxiliar, porém também sempre incentivando ele a desenvolver sua autonomia e habilidades”, afirma.

O estudante explica que o processo de adaptação foi necessário, porém com a ajuda do Senac ele conseguiu superar os desafios encontrados. “No Início enfrentei alguns problemas relacionados a comunicação, mas aos poucos fomos nos adaptando. Hoje posso dizer que estou totalmente inserido e não tenho nenhuma dificuldade para realizar as atividades que são propostas. Inclusive, agora consegui uma vaga no mercado de trabalho, como estagiário. Estou muito feliz”, ressalta.

O professor conta que o grande diferencial de Pedro foi o entusiasmo e dedicação. “Ele está super inserido e adaptado. O entusiasmo, a dedicação que ele tem para concursos é fantástica, então assim, cada dia é superação na vida profissional dele. Atualmente ele está no quarto módulo e já foi convocado para participar de uma vaga de estágio”, diz.

Pedro complementa que o Senac ajudou muito na parte da aceitação dos seus limites. “Tive muito apoio também em relação a todo ensino aprendizado, em especial a execução das atividades práticas. Era um ambiente novo para mim e todos os professores buscaram entender minhas limitações. Posso dizer que conseguimos um bom resultado”, ressalta.  

Pedro Henrique deixa um incentivo para outras pessoas que desejam ingressar na faculdade e ser inseridas no mercado de trabalho. “É possível, sim, entrar no mercado de trabalho. O importante é não desistir, a gente pode aprender qualquer coisa. Não importa qual sua limitação, se é antissocial ou introvertido, não desista. Os estudos podem mudar sua vida, quem decide é você”, finaliza.

Ver todas as notícias
Voltar para o topo