Capa da notícia
Momento Saber | Publicada em: 23/11/2023

Alimentação Saudável: como criar novos hábitos

A ingestão de bons nutrientes, propiciada pela alimentação, é essencial para uma boa saúde

O conceito de alimentação saudável vem ganhando cada vez mais força na sociedade contemporânea. Aqui no Sesc e no Senac temos um time de profissionais em prol de oferecer o melhor para a comunidade. No Momento Saber dessa semana vamos falar sobre mudanças de hábitos e dicas para uma alimentação saudável.

Kamilla Araújo, nutricionista do Cora Restaurante, explica que alimentação saudável é um conjunto de alimentos que favorecem uma prática saudável ao nosso organismo. “Hoje temos o Guia Alimentar, proposto pelo Ministério da Saúde, que é um guia nacional que traz parâmetros sobre uma alimentação adequada. Nele tem algumas orientações para o bom funcionamento do nosso organismo”, orienta.

Uma boa alimentação é essencial para manter nosso corpo e mente em equilíbrio. Segundo Jéssica Dourado, nutricionista do Sesc, a alimentação saudável requer a criação de novos hábitos. “É preciso fazer a ingestão de alimentos que sejam importantes, como fontes de fibras, carboidratos e proteínas”, frisa.

As profissionais explicam que alimentação saudável é diferente de dietas restritivas. “Dieta é um termo muito amplo. Não quer dizer que uma dieta seja necessariamente uma restrição de alimentos. Porém, alimentar bem é algo mais duradouro, é criar um hábito, uma rotina para se seguir a longo prazo”, orienta Jéssica.

“Com a restrição de alimentos a pessoa pode sofrer com alguma carência nutricional que, a longo prazo, pode comprometer a saúde do indivíduo”, complementa a nutricionista Kamilla.

De acordo com Chefe do Cora Restaurante Escola, Mariana Rodrigues, as pessoas estão cada vez mais exigentes e a procura de se alimentar bem. “Pensando nisso, sempre buscamos oferecer em nossos cardápios uma grande variedade de frutas, verduras, alimentos frescos, peixes, castanhas, entre outros componentes que são essências para o bom funcionamento do nosso organismo”, comenta.

Para muitas pessoas o maior empecilho de uma alimentação saudável está ligado com o custo dos alimentos. Jéssica Dourado explica que os novos hábitos já começam na escolha dos alimentos. “Alimentar bem, necessariamente, não precisa ser caro, basta racionalizar e saber fazer melhores escolhas”.

Confira algumas dicas:

·         Buscar alimentos da estação

·       Ficar atento aos dias de ofertas em feiras e mercados

·        Evitar alimentos industrializados

·       Procurar montar pratos coloridos, com no mínimo cinco cores diferentes

·       Consumir arroz e feijão, que são alimentos básicos, porém ricos em nutrientes.


Assista a matéria completa:




C

Ver todas as notícias
Voltar para o topo