Capa da notícia
Gastronomia | Publicada em: 06/12/2023

Brasilidades apresenta clássicos da confeitaria com gostinho de Brasil

Lançamento do livro digital marca a inovação gastronômica dos alunos do curso de Confeiteiro Profissional do Senac Goiás

No próximo dia 8 de dezembro, às 19h, o Centro de Educação Profissional do Senac em Aparecida de Goiânia será palco do lançamento do livro digital "Brasilidades - Clássicos da Confeitaria com Gostinho de Brasil". A publicação, desenvolvida como parte do projeto integrador do curso de Confeiteiro Profissional, apresenta uma reinvenção única de receitas clássicas, destacando a riqueza dos ingredientes brasileiros e regionais.

Sob o tema "Brasilidades", os alunos do curso não apenas exploraram as técnicas europeias que encantam os amantes da confeitaria, mas também incorporaram elementos autênticos da culinária brasileira em cada receita. A tropicalidade das frutas amarelas, a acidez marcante do cupuaçu e a potência aromática do cumaru são alguns dos ingredientes que prometem surpreender os paladares mais exigentes.

Marcelo Baiocchi Carneiro, presidente da Fecomércio, expressa sua admiração pelo projeto: "é inspirador ver como os alunos do Senac Goiás estão celebrando a diversidade da nossa culinária. A gastronomia é uma expressão cultural, e esse projeto destaca a riqueza dos sabores brasileiros, mostrando o talento e a criatividade dos futuros confeiteiros".

José Leopoldo da Veiga Jardim Filho, diretor regional do Senac em Goiás, destaca a importância do curso na formação profissional: "o curso de Confeiteiro Profissional do Senac Aparecida de Goiânia desempenha um papel crucial na preparação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios dinâmicos da indústria de alimentos e bebidas. Além disso, proporciona aos alunos as habilidades necessárias para se destacarem no mercado, conferindo-lhes um diferencial valioso".

O coordenador de Programas Finalísticos da Gastronomia, Márcio Fernando Cardoso Zago, enfatiza a relevância da inovação no cenário gastronômico: "a criatividade e ousadia dos alunos do Senac Goiás são evidentes nesse projeto, que representa não apenas uma nova abordagem na confeitaria, mas também a promoção e valorização dos ingredientes brasileiros na gastronomia mundial".

A proposta inovadora do projeto não apenas enriquece as receitas clássicas da confeitaria, mas também atende à crescente demanda por produtos autênticos e representativos da rica herança gastronômica brasileira. Ao integrar ingredientes locais, os futuros confeiteiros não apenas revelam novas criações, mas também abrem caminho para oportunidades no mercado da gastronomia.

Autenticidade

O projeto integrador, seguindo a metodologia de ação-reflexão-ação, destaca-se como o momento em que os alunos demonstram sua atuação profissional com autonomia, responsabilidade, criatividade e atitude empreendedora. A turma de Confeiteiro Profissional 2023 do Senac Aparecida de Goiânia se destacou ao criar uma releitura inovadora de pratos da Confeitaria Clássica, enriquecidos com toques distintos de produtos brasileiros e regionais.

Entre os destaques do livro estão receitas tradicionais como Tiramisù, Macaron e Red Velvet, cada uma com um toque autenticamente brasileiro. O livro está disponível para apreciação e download gratuito (clique aqui para acessar), representando não apenas um acréscimo ao currículo dos alunos, mas também um presente para toda a comunidade.

A confeitaria, como expressão culinária, sempre encanta com suas criações deliciosas e refinadas. Este projeto do Senac Goiás busca quebrar barreiras, apresentando uma abordagem única às receitas clássicas da confeitaria, incorporando elementos autenticamente brasileiros e regionais. Ao fazer isso, ampliamos os horizontes, fomentando a apreciação de nossa rica cultura culinária e abrindo novas oportunidades no mercado para os futuros confeiteiros.

Participaram da elaboração e desenvolvimento das receitas os alunos do curso de Confeiteiro Profissional do Senac Aparecida de Goiânia:

·         Cristina Carvalho de Morais

·         Elma Santos Silva Miranda

·         Jéssica Costa Cobian Barros

·         João Marcos Vieira Bandeira de Melo

·         Kely dos Santos Nunes

·         Luiz Raphael Ferreira

·         Marlene Barbosa de Moura

·         Milena Alves Pereira

·         Mônica Abrahão Pettinari

·         Murilo Victor da Silva

Ver todas as notícias
Voltar para o topo