Capa da notícia
Momento Senac Saber | Publicada em: 18/03/2024

Empreendedorismo financeiro: Um passo para o sucesso nos negócios

A importância do planejamento financeiro para iniciar o seu novo empreendimento

Empreender não é tão simples como se imagina. É uma jornada desafiadora, onde cada decisão pode moldar o futuro de um negócio. Para isso, é necessário ter uma visão detalhada de todo o empreendimento e do ramo no qual se pretende empreender. Em especial é muito importante fazer um planejamento financeiro eficaz, entendendo a necessidade de organizar as finanças para evitar que o pessoal e profissional se misturem e que seja possível conquistar a tão querida independência financeira e, assim, garantir a sustentabilidade e o crescimento do empreendimento.

Mas como iniciar esse planejamento? É crucial entender os custos operacionais, prever receitas e definir metas financeiras realistas. Utilizar ferramentas como planilhas ou softwares de gestão financeira pode simplificar esse processo, permitindo o acompanhamento e a análise constante dos resultados. E uma dica importante é construir uma reserva de emergência para lidar com imprevistos e momentos de instabilidade econômica.

O sucesso pode estar em ter uma mentalidade de crescimento e estar aberto a aprender, principalmente com os próprios erros. Buscar capacitação em finanças, ou mesmo em administração de empresas, pode fornecer as habilidades necessárias para tomar decisões sólidas. Por isso, invista em educação financeira tanto para si mesmo quanto para a equipe. Outra opção e contratar consultores experientes para orientar o planejamento e a tomada de decisões.

A vice-diretora acadêmica da Faculdade Senac e consultora financeira, Ionara Melo, disse que para empreender é necessária muita determinação, foco e principalmente muita coragem para poder enfrentar os desafios. Ela comentou que “o empreendedor precisa gerir o que é pessoa física e pessoa jurídica, então o desafio é poder ter esse controle de fazer a retirada somente daquilo do que é da sua competência e não tirar dinheiro da empresa, não confundindo o pessoal do profissional”. Ionara também comentou que é necessário buscar conhecimento. “A educação financeira e o básico do estudo em gestão com certeza vai fazer a diferença nessa forma de conduzir o negócio”.

Já o instrutor da área de gestão do Senac, Elbio Petrucci, disse que a gestão financeira deve estar dentro do planejamento estratégico. “O planejamento estratégico é onde cuidamos do planejamento financeiro. Em um primeiro momento nós temos que olhar para os recursos e entender se o capital próprio ou inicial é suficiente para atender a demanda, além de entender também quais são/serão os meus parceiros e investidores. Após isso, em um segundo momento, quando a empresa estiver em funcionamento, é preciso fazer uma análise em relação ao mercado para entender qual o retorno financeiro que o produto ou serviço que iremos oferecer, nos dará”.

A empreendedora na área de estética e ex-aluna da Faculdade Senac, Polyana Rodrigues, já empreendia na área Pet, mas sempre teve vontade de trabalhar com estética. Ela fez vários cursos na área, mas não entendia bem como o negócio poderia funcionar. “Como o empreendimento me demandava muito, eu não tinha tempo para aprofundar na área. Foi quando eu conheci e entrei para a Faculdade Senac onde descobri a união da prática e o científico, foi onde fez todo o sentido”.

Polyana ainda comentou que começou o seu negócio sem muito conhecimento. Só fazia os atendimentos mais não havia aprendido muito sobre finanças e empreendedorismo. “Dentro da Faculdade Senac, no meu curso, houve a menção sobre temas ligados a gestão financeira e empreendedorismo, onde aprendi a olhar melhor o meu negócio. Além disso, durante o curso, eu conheci várias mulheres, empresárias bem-sucedidas, e com elas eu consegui me encontrar e ver um norte no qual eu precisava seguir. Foi aí que percebi que não era possível começar pulando etapas, mas sim seguir um passo a passo, ou seja, fazer o plano de negócios e dentro dele o planejamento financeiro”, concluiu Polyana.

O Senac Goiás oferece formações técnicas e comportamentais que preparam o profissional para o mundo do trabalho, para conferir basta acessar o site sescgo.com.br.

O Momento Saber é uma iniciativa do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.



Ver todas as notícias
Voltar para o topo