Capa da notícia
Momento Saber | Publicada em: 01/04/2024

Educação financeira na adolescência: Preparando jovens para o futuro

Dicas e explicações sobre como implementar a gestão financeira logo na adolescência

Educação financeira é a possibilidade de poder planejar, organizar e controlar as finanças dentro de uma rotina. E essas ações são importantes devido ao fato de pesquisas mostrarem que no último ano mais de 70% da população estava inscrita no Serasa, e isso prova que o brasileiro tem dificuldade na administração financeira pessoal. Daí a necessidade de iniciar a educação básica sobre finanças já na adolescência.

Esse conhecimento é crucial para preparar os jovens para uma vida adulta financeiramente saudável. Durante essa fase, os adolescentes estão começando a entender o valor do dinheiro e a tomar decisões financeiras próprias. Assim, ensinar conceitos básicos, como orçamento, poupança e investimento, pode ajudá-los a evitar armadilhas financeiras no futuro.

Além disso, aprender a lidar com o dinheiro desde cedo promove a responsabilidade e a independência financeira, capacitando os adolescentes a alcançarem seus objetivos e construírem um futuro estável.

Para começar a falar de educação financeira com os jovens, é importante contextualizar o tema e usar algumas ferramentas que materializam conceitos abstratos. Para isso, algumas medidas podem ser adotadas para iniciar esse diálogo, como por exemplo: ensinar habilidades básicas, estimular a curiosidade, usar recursos digitais, usar exemplos práticos e compartilhar histórias de sucesso.

Vale ressaltar que o assunto precisa ser abordado de forma simples, prática e interativa, para que os jovens possam entender a importância da educação financeira para suas vidas e não acabem achando a questão entediante ou complicada demais.

O instrutor da área de gestão do Senac Goiás, José Antônio Tavares, comenta que em primeiro lugar é importante o jovem entender a necessidade do real motivo de se ter o dinheiro e de, principalmente, planejar os gastos. “Muitas escolas não ensinam o jovem a planejar, a se organizar. Neste sentido, a família tem um papel muito importante em orientar o jovem nesta fase. Como dica eu diria para sentar-se sempre com os filhos, e mostrar a realidade do dia a dia, o que eles estão recebendo e quanto e quando eles podem gastar, mas, principalmente, ter paciência para que eles possam aprender, pois eles precisam dessa experiência, mesmo sendo positiva ou negativa.”

Já o professor de matemática do ensino médio do Sesc Cidadania, Marcelo Honório, compara a saúde financeira de uma casa como um grande reservatório, onde uma torneira grande enche e pequenas torneiras esvaziam esse reservatório, representando as nossas despesas mensais, ou seja, é necessário realizar um planejamento, inserindo o adolescente junto neste processo, para que o reservatório não seque rápido e venha a faltar. “No dia a dia nós não podemos nos regrar às nossas vontades. Precisamos sempre lembrar que é necessário ter uma reserva e essa reserva começa fechando as torneirinhas do dia a dia, gastando menos energia, água, sair um pouco menos, entre outras ações. Com esse controle, a família pode chegar em uma certa reserva que permite realizar os sonhos, ou seja, é preciso ter um controle de todos os gastos, bem como ter controle daquilo que se pode gastar.”

O Senac Goiás oferece formações técnicas e comportamentais que preparam o profissional para o mundo do trabalho, para conferir basta acessar o site sescgo.com.br.

O Momento Saber é uma iniciativa do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.



Ver todas as notícias
Voltar para o topo