Capa da notícia
Carreira | Publicada em: 18/06/2012

Dicas para transformar seu estágio em uma oferta de trabalho

Um estágio, mesmo quando curto, pode abrir diversas oportunidades de carreira para seu desenvolvimento. Confira cinco dicas para transformar seu estágio em uma oferta de trabalho.

 

Um estágio, mesmo quando curto, pode não levar a efetivação na mesma empresa, porém abrir oportunidades para que você seja contratado em outras companhias. Por conta disso, é importante aproveitar a experiência do estágio e aprender o máximo possível, de forma que você desenvolva novas capacidades e esteja preparado para uma oferta de emprego e responsabilidades diferentes.
 
Confira a seguir dicas para transformar seu estágio em uma oferta de trabalho:
 
1. Aceite críticas
 
É de extrema importância que você aprenda em seu estágio, inclusive com os erros que comete. Por isso, não apenas aceite como também peça por feedback ou avaliação de seu trabalho. Os elogios e críticas que receber servirão para construir sua carreira em bases sólidas de capacidades bens desenvolvidas.
 
2. Mantenha o contato
 
Mesmo se não for efetivado em seu estágio atual, mantenha o contato com todos os colegas e chefes que tiver na empresa. Dessa forma, você continuará na mente dessas pessoas quando novas oportunidades de trabalho surgirem.
 
3. Demonstre iniciativa
 
A maioria dos estágios ocorre por um curto período de tempo, normalmente de seis a 12 meses, por isso você deve aproveitar todas as oportunidades para demonstrar iniciativa. Essa é uma maneira ótima de se destacar entre os outros profissionais e compartilhar suas capacidades e conhecimentos.
 
4. Construa sua rede de contatos
 
Seus contatos de trabalho devem ir além da simples lista telefônica, mas sim servir para o verdadeiro amadurecimento profissional. Uma maneira de fazer isso é escolher um profissional com experiência que você admire para ser seu mentor de carreira. Nesta fase você tem a oportunidade de perguntar sem ser mal interpretado e aproveitar os erros para aprender.
 
5. Faça o seu melhor
 
Enxergue seu estágio como uma extensão da entrevista de emprego, ou seja, você deve ser e fazer o seu melhor sempre, mesmo que isso signifique chegar mais cedo e sair mais tarde.
 
Ver todas as notícias
Voltar para o topo