Capa da notícia
Carreira | Publicada em: 18/06/2012

Best Seller de Daniel Goleman fala sobre Inteligência emocional 2.0

O livro do psicólogo americano vendeu mais de 400 000 exemplares no Brasil, tornou-se internacionalmente conhecido escrevendo sobre uma gama de competências mentais que ajudam a pessoa a obter sucesso.

 

Com o best seller Inteligência Emocional, que vendeu mais de 400 000 exemplares no Brasil, o psicólogo americano Daniel Goleman, tornou-se internacionalmente conhecido escrevendo sobre uma gama de competências mentais que ajudam a pessoa a obter sucesso. Goleman volta a tratar do assunto em novo livro, que foi publicado aqui país em setembro, no qual explora novas implicações cotidianas do conceito que o tornou famoso - sinal de que o autor pratica o que escreve. 
 
Ensaiar algo mentalmente é algo que pode ser feito em relação à carreira? 
 
Sim. Se você pode imaginar como você quer fazer algo de uma forma melhor, ensaie como você faria. Ao fazer isso, partes do seu cérebro que você usa quando você realmente está fazendo aquilo serão treinadas. O tempo gasto no ensaio vai ajudar você a fazer melhor, porque fortalece as conexões cerebrais. 
 
Como o cérebro tem funcionado depois da internet em nosso cotidiano? 
 
A internet dá mais fontes de informação ao cérebro e mais rápido do que nunca, mas de uma forma mal organizada e, às vezes, caótica. Se conseguirmos gerenciar e organizar esse fluxo de informações, teremos uma vantagem. Se não, ficamos sobrecarregados.
 
Como a internet mudou forma que as pessoas se relacionam?
 
O cérebro foi projetado para trabalhar em relações face a face. Durante uma interação ssocial, o cérebro registra enormes quantidades de dados sobre a outra pessoa - particularmente como seus sentimentos mudam em reação ao que ela diz ou faz. Isso nos informa, indiretamente, como agir em seguida e responder. Mas na relação online isso não existe, o que pode gerar problemas de comunicação e desentendimentos.
 
Como incentivar a criatividade?
 
Primeiro explore todos os aspectos do desafio e tente encontrar uma solução. Isso ativa o neocórtex, área responsável pelo pensamento consciente. Se não funcionar, deixe a questão de lado, o que fará com que o subcortical pondere outras possibilidades. Esta parte do cérebro tem acesso a muito mais recursos do que o cérebro pensante, o que aumenta as chances de que você unir peças novas para chegar a uma solução original. 
Ver todas as notícias
Voltar para o topo