Capa da notícia
Comportamento | Publicada em: 18/06/2012

Seu chefe vai tirar férias? Aproveite para aprender!

Você pode usar esse período para investir no seu desenvolvimento. Só não vale começar a dar ordens para os colegas, ok?

 

Você está achando que vai ficar de pernas para o ar só porque seu chefe anunciou que vai tirar férias? Nada disso. Se o seu objetivo é crescer profissionalmente, você tem muito mais a fazer nesse período. Pode acreditar!
 
A ausência do superior pode ser a oportunidade que você precisa para desenvolver e também demonstrar competências e habilidades que ficavam lá guardadas por ausência de necessidade. “Nessa situação, o profissional tem contato com outras interfaces da empresa e isso promove seu desenvolvimento”, explica Priscila Rignani, consultora da DM Especialistas.
 
Donatila Pinski, coach e consultora da Pinski Consultoria de Gestão, diz que, ao invés de relaxar quando o chefe estiver de férias, melhor mesmo é aproveitar a situação para mostrar toda a sua capacidade, assumindo mais responsabilidades e tarefas. “Essa postura valorizará o funcionário e poderá render uma futura promoção ou efetivação, no caso dos estagiários”, avalia.
 
No entanto, o chefe só irá delegar tarefas se você demonstrar competência para lidar com atividades que não costuma realizar. Caso o gestor não enxergue esse potencial em você – ou em qualquer um dos seus colegas -, é provável que, durante o recesso, um membro mais sênior da equipe fique responsável pela demanda extra de afazeres.
 
Por isso, explica Priscila, o empregado deve se esforçar para ter um bom desempenho durante todo o ano. “Ele deve ser proativo, fazer mais do que lhe é pedido, ir além das suas funções, sair da zona de conforto”, diz ela, ao exemplificar atitudes que podem render reconhecimento de um trabalho bem feito.
 
Postura adequada - Quando o gestor sai de férias, a equipe fica sem um líder e, por isso, tem que se auto-administrar. Priscila fala que, nessa situação, não cabe a ninguém assumir o papel do chefe ou dar ordens aos colegas. Todos devem trabalhar para coordenar as novas tarefas, enfatizando o trabalho em equipe. “Uma postura inadequada e autoritária pode gerar conflitos dentro da equipe e prejudicar o trabalho do grupo”, diz.
 
Outro conselho da especialista é ter cuidado para não tentar se responsabilizar por tarefas demais. “O profissional terá que se organizar para lidar com as tarefas antigas, somadas às novas responsabilidades que o chefe delegou”, pontua a consultora.  
 
Além disso, Priscila alerta que, ao tentar resolver uma situação que não está acostumado ou que não fazia parte de suas tarefas, é fundamental pedir orientação aos outros membros da equipe. “É interessante se prontificar para resolver o problema, mas a ajuda de um coordenador ou gerente é fundamental se a resolução envolver decisões mais complexas”, diz.
Ver todas as notícias
Voltar para o topo