Capa da notícia
Responsabilidade Ambiental | Publicada em: 18/06/2012

Senac destina lâmpadas fluorescentes para reciclagem

Para ajudar o meio ambiente, cerca de três mil lâmpadas que foram usadas nas unidades do Senac serão recicladas
Nesta sexta (28), o Senac enviou cerca de três mil lâmpadas, coletadas em dois anos, para a reciclagem, onde o material bruto é triturado  em uma máquina e em seguida é separado manualmente. De acordo com o diretor da empresa Lumitech, Wilson Batista, há cem por cento de aproveitamento dos resíduos. “O vidro é lavado e moído para uso na laminação de concretos, pisos e revestimentos e o pó fosfórico é usado na composição de tintas”, diz. 
 
Segundo ele, o mercúrio é agregado diretamente na câmara de carvão ativado durante a trituração e depois é destilado e assim volta a forma original. “O mercúrio na lâmpada está em vapor, mas quando é colocado no exaustor é solidificado e destilado para se tornar mercúrio novamente, afirma.” De acordo com Wilson, a quantidade de vidro é sempre relativa, por exemplo, em cada 1.200 lâmpadas são 350kg de alumínio. Já  a destinação do alumínio será feita para o Hospital do Câncer. “Depois de separado vamos doar para o hospital porque eles recebem latinhas e materiais de alumínio para reciclar”, afirma.
 
De acordo com a chefe da Seção de Benefícios, Segurança e Saúde no Trabalho, Aline Pedroso, cada unidade reciclada tem um custo de noventa centavos para a empresa que envia as lâmpadas, o que gera a certificação de preservação do meio ambiente. “Quando reciclamos, há o cumprimento da lei de destinação correta aos resíduos e principalmente o  respeito à preservação do meio ambiente”, explica. 
 
Ver todas as notícias
Voltar para o topo