Capa da notícia
Carreira Internacional | Publicada em: 18/06/2012

Confira 5 dicas para facilitar um emprego no exterior

Se você deseja trabalhar em outro país e não sabe como começar, que tal iniciar escolhendo o lugar?

Trabalhar no exterior pode ser excelente para a carreira e, ao mesmo tempo, traz muitos desafios. Mas conseguir um emprego fora do país e ser capaz de manter uma rotina não precisa ser necessariamente difícil. Confira 5 dicas que facilitarão essa tarefa:

 

1. Escolha um local
Pense sobre quais seriam as opções de países onde você se encaixaria melhor. Considere suas oportunidades de emprego em cada um desses lugares e decida qual é o melhor para você.
 
2. Encontre um emprego
Encontrar um emprego no exterior exige um pouco mais de esforço, mas com a dedicação suficiente você conseguirá achar o que deseja. Se você já trabalha em uma empresa que tem filial em outros países, pesquise quais seriam as oportunidades que você teria ao trabalhar em uma delas e tente fazer uma transferência. Caso você queira entrar em uma nova empresa, prepare-se para mostrar o seu potencial e provar por que você deve ser contratado.
 
3. Procure um lugar para morar
Se você conseguir ser contratado é essencial que você tenha onde morar. Talvez a empresa ajude com os custos. No início, alugue um quarto ou pague por um hotel com preço acessível para que você possa avaliar pessoalmente uma moradia permanente. Dê preferências a locais mais baratos e mais próximos da empresa em que você trabalhará.
 
4. Prepare-se para se assustar
Por estar em um lugar diferente onde você ainda é novo e não conhece ninguém, você pode começar a se sentir solitário e assustado. Portanto, esteja preparado para isso. Pense em maneiras de resolver o problema: saia para conhecer melhor a cidade, visite novos lugares, tente fazer amizades. Use seus dias livres para fazer coisas que te agradam, assim você não terá tempo para se sentir sozinho.
 
5. Tenha uma saída estratégica
Planeje uma saída estratégica para caso tudo dê errado. Mesmo que você faça os melhores planos antes da mudança e tenha encontrado o que parece ser o emprego ideal, ainda há o risco de não dar certo. Você pode não se adaptar, a empresa pode falir, entre outros imprevistos. Por isso, certifique-se de que você teria como voltar ao seu país de origem caso seja necessário.
 
Ver todas as notícias
Voltar para o topo