Capa da notícia
Franquia | Publicada em: 18/06/2012

Investir em franquia e continuar no emprego é uma boa ideia?

Para investir numa franquia, o candidato a franqueado deve ter consciência clara do papel de cada parte na construção do sucesso do negócio

 

Como todo investimento, esse negócio possui riscos e uma gestão profissionalizada pode ajudar a diminui-los significativamente. Portanto, o papel do franqueado na condução do negócio é fundamental para o sucesso.
 
Em alguns casos, é possível investir em uma franquia e continuar trabalhando sem estar ligado diretamente à franquia. Primeiro tem que contar com o OK por parte do franqueador, que poderá exigir a operação do dia-a-dia a cargo desse franqueado ou algum substituto.
 
Esse alinhamento é fundamental para não haver transgressão das regras e padrões operacionais e de gestão do negócio, e assim manter o relacionamento de forma adequada.
 
Porém, a ausência de um dono do negócio tende a trazer mais impacto negativo do que positivo para a franquia, tendo em vista o engajamento desse investidor e a determinação para obter o retorno de investimento, por meio de resultados significativos.
 
Encarar a franquia como plano B é, de certa forma, complicado e vai na contramão do sistema de franchising, que preconiza um operador com a barriga no balcão e olhando e vivenciando a operação de maneira mais intensa.
 
Caso a decisão seja de manter outro gestor que não o franqueado investidor, recomenda-se que esse gestor tenha o perfil adequado exigido pela franqueadora e que participe de todos os treinamentos e requisitos determinados, buscando assim minimizar os efeitos da ausência dofranqueado.
 
Mesmo assim, o franqueado não poderá abandonar o negócio, deverá monitorar constantemente os principais indicadores da franquia, traçar planos de ações de correção e participar, mesmo que à distância, mais efetivamente, por meio de qualidade das horas investidas na gestão e não da quantidade de tempo.
 
A principal reflexão que esse candidato deve exercitar é o seu objetivo com o investimento na franquia, quais as expectativas de retorno de investimento e o quanto de energia, tempo e dinheiro ele está disposto a focar nesse negócio, que como qualquer outro, sempre terá resultados diferenciados com a presença do dono, de fato.
Ver todas as notícias
Voltar para o topo