Capa da notícia
Processo de Seleção | Publicada em: 18/06/2012

Você sabe quais os valores daquela empresa em que batalha uma vaga?

Aprenda a identificar se o seu perfil técnico e comportamental é compatível com o da corporação
Você já deve ter reparado que a maioria das empresas exige dos candidatos competências como espírito de equipe, liderança ou dinamismo. Diante dessas semelhanças, fica difícil estabelecer quais são os reais valores daquela companhia em que você está batalhando uma vaga, não é mesmo?
 
Essas competências são recorrentes porque fazem toda a diferença no ambiente corporativo. “É preciso apostar nessas habilidades para o crescimento do negócio e para manter um harmonioso ambiente de trabalho”, explica Fernanda Monteiro, consultora da Cia de Talentos. 
 
Além disso, a mesma competência pode ser trabalhada de maneira única dentro de cada empresa. “Uma multinacional de bens de consumo e uma construtora podem ter a inovação como princípio, mas aplicarem de maneira diferente ações inovadoras nos mercados em que atuam”, afirma a consultora.
 
Informação é tudo – Ao se inscrever num processo seletivo, o candidato deve ir além dos requisitos comportamentais e técnicos descritos no resumo da vaga e tentar se aprofundar nas características da empresa, para descobrir se o seu perfil é compatível com o da organização. “O porte, a nacionalidade e a área de atuação são fatores que determinam os valores de uma companhia”, diz ela.
 
No site da empresa também é possível saber quais ações são valorizadas no desenvolvimento do negócio. “A transparência é importante no ambiente corporativo, por isso, as empresas divulgam a missão, os valores e a visão. A partir disso, mesmo que superficialmente, o candidato pode ter uma noção do que a companhia procura”, afirma.
 
Conversar com funcionários e pessoas que tenham ligação direta com os negócios da companhia pode ajudar a entender como são as áreas, a rotina e o ambiente de trabalho. “Criar esse vínculo garante que o candidato tenha consciência do que a empresa pode oferecer em questões de benefícios, aprendizados e crescimento profissional”, diz Fernanda.
 
Segundo a consultora, para identificar os reais valores de uma empresa os universitários contam com uma vantagem: “Geralmente, os professores das faculdades possuem conhecimentos sobre mercado trabalho, por isso, vale a pena ouvir o que eles têm a dizer”.
 
Vale lembrar que para perceber se você é o cara que a empresa procura, é necessário utilizar o autoconhecimento. “Não adianta apenas achar que tem o perfil adequado, reflita se os seus valores realmente estão alinhados com o da companhia”, aconselha.
Ver todas as notícias
Voltar para o topo