Capa da notícia
Logística | Publicada em: 18/06/2012

Aluno do Senac contribui para criação de ciclovia em Goiânia

A ciclovia foi baseada em ciclovias já existentes no corredor universitário e T-63, e estão previstas para serem criadas nos corredores das Avenidas 85, T-7 e T-9
Edson José Gomes tem 45 anos e concluiu o curso de Técnico em Logística em agosto/13, no Senac Elias Bufáiçal. O ex-aluno contribuiu para o desenvolvimento de um projeto alternativo de uma ciclovia para a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos, CMTC, local onde trabalha. A ciclovia foi baseada em ciclovias já existentes no corredor universitário e T-63, e estão previstas para serem criadas nos corredores das Avenidas 85, T-7 e T-9. Durante a sua execução foram utilizadas técnicas e conhecimentos adquiridos durante o curso. Edson, mesmo com a correria de sua rotina e suas poucas horas destinadas ao descanso, se empenhou de maneira a superar até mesmo suas expectativas.
 
1- Porque escolheu o curso de Técnico em Logística oferecido pelo Senac?
Escolhi esse curso primeiramente porque a instituição Senac tem muita credibilidade no mercado de trabalho e também por trabalhar em uma empresa que lida diretamente com Logística o tempo todo.
 
2- O que e como o curso contribui para o desenvolvimento de sua carreira profissional?
Após iniciar o curso, fui criando um olhar crítico em toda rotina do meu trabalho, com isso, dando sugestões para melhoria de várias áreas dentro do CMTC. Houve um reconhecimento por parte do meu chefe imediato que foi o convite para assumir a chefia de transporte durante suas férias e também um convite para dar o curso de CIPA para os eleitos desse ano. 
 
3- Como era sua rotina de estudos? 
Rotina nada fácil, pois acordo às 2h50. Trabalho na CMTC das 3h às 8h. Das 8h30 às 17h30, trabalho em uma loja de brinquedos. No Senac eu estudava das 19h às 22h. Sobrava somente finais de semana pra fazer meus trabalhos e estudar pra provas.
 
4- Como avalia a colaboração de seu supervisor e seus instrutores?
Nosso supervisor sempre buscou trazer os melhores professores e material didático para nosso curso, além de conseguir várias visitas técnicas, o que nos possibilitou um conhecimento extracurricular e também uma interação com o mercado de trabalho. Quanto aos professores, minha avaliação é a melhor possível, pois se destacam pelos conhecimentos na área e também por seu interesse em nos passar todos esses conhecimentos.
 
5- O que você espera dessa nova etapa da sua vida? Pretende se profissionalizar mais e fazer outros cursos no Senac?
Espero uma promoção dentro da empresa que trabalho ou fora dela. Quanto aos cursos do Senac, ainda pretendo fazer vários, de qualificação e também um curso superior por ter uma ótima grade e com preços acessíveis. 
 
6- Pensou em algum momento em desistir? Quais os incentivos que teve?
Às vezes batia aquele desânimo, não pelo cursos, mas pelo excesso de trabalho, mas nunca me passou pela cabeça em desistir. Sempre conversava com os professores e eles sempre me incentivavam a nunca desistir. A grade do curso também é bastante diversificada o que não nos deixa cair na rotina.   
 
7- Como avalia a área de Técnico em Logística e suas recomendações com relação ao curso?
Nos últimos anos essa área vem se destacando muito por trazer uma forma diferenciada do gerenciamento da cadeia de suprimentos, procurando planejar, implementar e controlar os fluxos de materiais, desde o ponto de origem passando pela produção até chegar ao consumidor final, com o menor tempo e pelo menor preço possível. Recomendo esse curso mesmo pra pessoas que não atuem nessa área, porque ele traz conhecimentos nos mais variados campos de trabalho e com uma visão sistêmica de organização,  que pode ser usado até mesmo na rotina de nossa casa.
 
Mensagem de Edson:
“Digo a todos que nunca desistam de estudar, independente do professor ou da matéria. É preciso se dedicar na aprendizagem para que possamos possuir um futuro melhor e uma boa qualidade de vida. Não tive oportunidade de estudar quando era mais jovem. Retornei aos estudos aos 44 anos e não pretendo parar nunca mais”.
 
O Técnico em Logística é o profissional que operacionaliza os processos de armazenamento, movimentação, transporte, distribuição, planejamento, programação e produção de materiais e serviços. O curso é oferecido pelo Senac. Segundo o supervisor da unidade Elias Bufáiçal, Hádamo Ferreira, o aluno que se forma em Técnico em Logística pela Senac estará com condições plenas de conduzir a  gestão dos processos ligados a logística nas empresas, com visão empreendedora para otimizar os processos. Esse profissional atua em empresas da área do Comércio, Indústria, Serviços, Agronegócio, Organizações sem fins lucrativos, públicas e privadas.
 
Ver todas as notícias
Voltar para o topo