Capa da notícia
Carreira | Publicada em: 18/06/2012

Uma estratégia de quatro anos para planejar sua carreira

Veja como se organizar com foco em metas de carreira específicas a cada ano da sua graduação
Tem se sentindo confuso em relação à sua futura carreira? Atualmente os cursos de graduação abrem perspectivas para várias possibilidades profissionais e isso pode aumentar sua ansiedade. Pois bem, costumo sugerir essa estratégia como forma de tornar esse processo menos doloroso: focar em metas de carreira específicas a cada ano da sua graduação. Use a essas etapas como um guia para fazer mais sentido do processo de progressão na carreira e superá-la mais facilmente.
 
 
Primeiro ano: autoconhecimento
Saiba o que você gosta de fazer (os seus interesses), o que você é bom em fazer (suas habilidades), o que é importante para você em uma futura carreira (seus valores de trabalho) e o que o faz, você (sua personalidade).
 
Para descobrir tudo isso, você pode razer testes vocacionais na sua escola ou em serviços particulares que o ajudem a definir sua carreira. Atualmente algumas faculdades também colocam coaches de plantão para esse apoio. Você também pode buscar cursos e workshops de planejamento de carreira. Peça aos seus familiares e amigos para ajudá-lo a identificar suas características mais importantes.
 
Outras opções para aprender sobre novas carreiras e interesses é se inscrever em cursos alternativos de curta duração, participar de uma organização estudantil e começar a ler sobre várias carreiras.
 
Segundo ano: explorar que está lá fora
Quando chegar ao segundo ano, você pode começar a investigar possibilidades maiores de carreira. Saiba mais sobre matérias optativas na sua faculdade, grupos de pesquisa, empresas juniores, bolsas e os professores envolvidos em programas específicos. Mantenha a conversa com um conselheiro de carreira ou um coach para saber mais sobre esse direcionamento. Mantenha contato com pessoas que estão em posições profissionais que você admira.
 
Como se preparam - tanto academicamente e através da experiência - para os seus empregos? Qual é o seu conselho? Conseguir um emprego a tempo parcial ou estágio? Fazer um trabalho voluntário em alguma ONG? É provável que você esteja pronto para declarar sua meta até o final do segundo ano, mas você pode ajustar o cronograma conforme suas necessidades se precisar de mais tempo.
 
Ano Junior: obter experiência
Como você já iniciou sua busca desde o primeiro ano, agora você poderá ter foco para ganhar experiência em suas áreas de interesse. Uma das maneiras mais comuns de fazer isso é através de um estágio ou programas de jovens talentos. Sempre com o apoio de um mentor, um professor que você confie ou mesmo um coach. Se você sente-se seguro, faça por conta própria.
 
Você pode adquirir experiência em trabalho de meio turno, em um programa de voluntariado ou entidades estudantis. Saiba como destacar essas experiências em registro, documentos, no seu currículo, desde o primeiro momento. Participe das Feiras de Recrutamento promovidas na universidade ou na sua faculdade para observar o funcionamento do mercado de trabalho. Desenvolva opções de carreira alternativas para ter um plano B.
 
Ano da Formatura: pesquisa e transição
No último ano você estará focado em conseguir um emprego e fazer essa transição do mundo acadêmico para o mercado de trabalho real após a formatura. O que fazer? Continue obtendo experiência através de um estágio ou programa de voluntariado. Pratique situações de entrevista para emprego com um conselheiro de carreira para tornar-se confortável respondendo e fazendo perguntas relacionadas com o emprego.
 
Coloque os últimos retoques em seu currículo e em suas cartas de apresentação. Aproveite todos os cursos que a sua faculdade proporcionar sobre colocação profissional. Dedique-se a cadastrar-se e utilizar as ferramentas de sites como o Monster, jornais e revistas com foco em carreira e sua rede de conexões para encontrar vagas de emprego. Prepare-se completamente para as entrevistas.
 
Talvez você tenha que modificar algo nas etapas dessa estratégia para atender seus anseios. Mas é uma ferramenta útil para você criar um planejamento de carreira e fazer opções com muito mais segurança.
Ver todas as notícias
Voltar para o topo