Capa da notícia
Vivência | Publicada em: 18/06/2012

Alunos exploram a importância da acessibilidade dos ambientes

A turma de 20 alunos do curso Design de Interiores do Senac Elias Bufáiçal percorreram o hall, banheiros e instalações da unidade e tiveram a experiência de pessoas que possuem deficiência visual, física ou dos idosos que necessitam do uso de auxílio motor.
 
A acessibilidade tem se tornado cada vez mais central em projetos arquitetônicos e em planejamento de interiores, diante da preocupação em atender a essa população. Pensando nisso, os alunos do curso Técnico em Design de Interiores do Senac Elias Bufáiçal, vivenciaram nesta semana, como é a mobilidade de deficientes físicos ou idosos na unidade. 
 
 A turma de 20 alunos percorreram o hall, banheiros e instalações do Senac e sentiram a experiência de pessoas que possuem deficiência visual, física ou dos idosos que necessitam do uso de auxílio motor. Com os olhos vendados, muletas, bengalas e cadeira de rodas, os alunos conheceram na prática as necessidades de um ambiente acessível.
 
A instrutora, Ana Maria de Castro, enfatiza que a aula poderia ser ministrada em sala, mas o exercício de conhecer a realidade de quem tem dificuldades motoras desperta o olhar dos alunos para desenvolver projetos que facilitam a vida dessas pessoas. O design de interiores também trabalha com espaços públicos e, ultimamente, há uma grande procura por projetos que sejam acessíveis.
 
A aluna, Alline Ariane Cavalcante, disse que é interessante sentir como é o dia a dia de quem tem dificuldade motora. “Perceber a real necessidade. Não é só ter acessibilidade, tem que fazê-la funcionar”, pontua. O IBGE estima que os idosos representam 10% da população brasileira e os deficientes físicos mais de 14%. Já o Sistema Único de Saúde (SUS) aponta que um terço dos atendimentos por lesões traumáticas nos hospitais do país ocorrem com pessoas acima dos 60 anos. 
 
Ver todas as notícias
Voltar para o topo