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Avaliação | Publicada em: 18/06/2012

Comissão avalia novo Catálogo de Cursos Superiores de Tecnologia

Ronaldo Dorta, coordenador do curso Gestão Ambiental, da Faculdade de Tecnologia Senac Goiás, integra comissão avaliadora do MEC
O coordenador do curso de Gestão Ambiental da Faculdade de Tecnologia Senac Goiás, Ronaldo Dorta, integrou a comissão criada para estabelecer a nova versão do Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia de 2014, no Ministério da Educação (MEC). Do dia 7 ao dia 11 de abril, na Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia, em Brasília, especialistas das diversas áreas do conhecimento que atuam em instituições de ensino superior de tecnologia (públicas e particulares), foram convidados para estabelecer as equipes de trabalho. 
 
Esta Comissão acontece porque o MEC busca atualizar o Catálogo, que é um orientador para a oferta dos Cursos Superiores de Tecnologia pelas instituições de ensino. Para fazer parte integrante desta comissão, foi analisada a experiência em cursos superiores de tecnologia, em gestão, como coordenador de curso e a titulação.
 
O Catálogo divide a oferta de cursos em eixos temáticos; apresenta os títulos dos cursos que são oferecidos pelas instituições de ensino; descreve o perfil do egresso dos cursos, carga horária mínima e infraestrutura recomendada. Com esta especificidade, também direciona na construção da identidade profissional do acadêmico.
 
Inicialmente foram apresentadas as orientações sobre a dinâmica do trabalho que seria realizado. Foram organizadas duplas de especialistas, compostas por profissionais da mesma área de conhecimento para revisão dos descritores de cursos já oferecidos e também para análise de novos cursos a serem incluídos na nova versão do Catálogo. 
 
Os especialistas emitiram pareceres para serem analisados pela equipe técnica do MEC e também terá a abertura de consulta pública para que os interessados façam suas críticas e deem sugestões. A proposta é de que até o final do mês de maio todo o processo esteja concluído.
 
Para o coordenador, Ronaldo Dorta, a experiência foi muito rica. “A possibilidade de troca de conhecimento com colegas especialistas de outras instituições, que vivem em realidades diferentes, pode contribuir para uma melhoria da oferta dos cursos superiores de tecnologia e, com isso, formar profissionais qualificados para ocupar as vagas no mercado de trabalho em plena expansão.” 
 
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