Capa da notícia
Visita Técnica | Publicada em: 18/06/2012

Mobilidade urbana é tema de projeto no curso de Gestão Ambiental

A mobilidade urbana nas grandes cidades tem sido foco de debates e os resultados convergem para uma única finalidade: melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas
Os alunos do terceiro módulo do curso de Gestão Ambiental da Faculdade de Tecnologia Senac Goiás, juntamente com o coordenador do curso, Ronaldo Dorta e o professor Vinícius Gomes de Aguiar, irão produzir um projeto de mobilidade urbana, nesta quinta-feira, dia 28. A atividade consiste em compor o trajeto que será percorrido de forma que evidencie pontos da cidade que, ao serem analisados, cooperem para o aperfeiçoamento do aprendizado e se destaque o papel do gestor ambiental nas ações voltadas para o planejamento urbano.
 
No dia 27 de setembro, alunos do segundo módulo, com monitoria dos colegas do terceiro módulo, vão sair da Praça da Bíblia, analisar cada ponto definido em projeto até chegar na Praça Cívica e retornar para o ponto de saída.
 
Durante o trajeto serão discutidos assuntos relacionados à mobilidade urbana, impactos ambientais como pichação e depredação do patrimônio público, preservação do patrimônio arquitetônico (Art Decó), como também questões sobre a ocupação e uso do solo em área urbana, arborização, entre outros.
 
Para montar o projeto, será feito o uso de Global Positioning System (GPS) para coletar os pontos de interpretação ao longo do percurso. Posteriormente, pesquisas serão realizadas sobre cada ponto de interpretação. “A proposta é que os alunos desenvolvam habilidades e competências para atuar em planejamento e fiscalização do ambiente urbano e que as ações envolvam aspectos ligados à melhoria da qualidade de vida”, explica o coordenador do curso. 
 
De acordo com Ronaldo Dorta, a mobilidade urbana nas grandes cidades tem sido foco de debates e os resultados convergem para uma única finalidade: o de buscar diferentes respostas vindas de diversos segmentos. “Ao se utilizar alternativas esperamos que sejam minimizados os impactos causados pela degradação ambiental.”
Ver todas as notícias
Voltar para o topo