Capa da notícia
Saúde | Publicada em: 18/06/2012

Palestra mostra a importância da prevenção de doenças cardiovasculares

Com tema Ameaças inusitadas à saúde do coração, o evento teve como objetivo chamar a atenção para as doenças responsáveis por 30% das mortes do País
A palestra com tema Ameaças inusitadas à saúde do coração foi realizada, na última sexta, 5 de setembro, para os servidores da unidade Elias Bufáiçal e Administração Regional do Senac. O evento faz parte do cronograma do dia do coração (29 de setembro), e abordou como tema central as doenças cardiovasculares, responsáveis por 30% das mortes de brasileiros no ano.
 
Ministrada pela acadêmica de medicina Letícia Borba Neiva, a palestra foi promovida pela Seção de Benefícios, Segurança e Saúde no Trabalho e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), em parceria com o Sesc. Segundo a palestrante, as principais doenças cardiovasculares são o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular encefálico (derrame). Já entre os fatores de risco centrais estão a hipertensão (23,3% dos brasileiros têm, sendo 5% crianças e adolescentes), obesidade (15%) e sedentarismo (14,9%).
 
Enxaqueca, apneia do sono, HPV, artrite, pastilhas efervescentes, mudanças de temperatura, luto, estresse, doenças bucais e combinação de medicamentos também são fatores de risco e as pessoas precisam se atentar a eles. Como a melhor maneira de evitar doenças é a prevenção, a palestrante recomendou controlar o peso, a pressão arterial e o diabetes, fazer exercícios físicos regularmente, moderar no sal e não fumar. De acordo com Letícia Neiva, a melhor maneira de se evitar as doenças cardiovasculares é a prevenção. “É importante prevenir e educar as pessoas quanto à saúde”, ressalta.
 

 

Ver todas as notícias
Voltar para o topo