Capa da notícia
Saúde | Publicada em: 18/06/2012

Palestra sobre Primeiros Socorros ensina sobre cuidados imediatos

Com o objetivo de preparar uma pessoa leiga a prestar os primeiros atendimentos em caso de parada cardíaca, queimadura, fraturas, luxações, entorses, convulsões e hemorragias
A palestra Primeiros Socorros – O que fazer? foi realizada no dia12 de setembro, no Senac para servidores da unidade Elias Bufáiçal e da Administração Regional. Promovida pela Seção de Benefícios, Segurança e Saúde no Trabalho e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), a palestra teve como objetivo preparar pessoas leigas a prestar cuidados imediatos fora do ambiente hospitalar.
 
Ministrada pela instrutora de enfermagem do Senac Elias Bufáiçal, Fernanda Brito, a palestra mostrou como é importante ter um conhecimento mínimo para se fazer os primeiros socorros. “Se alguém na rua encontrar uma pessoa que não está respirando, ela pode iniciar os procedimentos até a chegada da ambulância”, explica.
 
Segunda a palestrante, a primeira coisa a ser observada quando uma pessoa passa mal ou desmaia são os sinais vitais (respiração, pulso e pressão arterial). Após esse procedimento, a primeira recomendação é ligar para o resgate antes de iniciar os primeiros socorros.
 
Entre as situações mais complexas que podem ser encontradas está a parada cardiorrespiratória. Após a confirmação de que a vítima não respira e não há pulso, deve-se iniciar a massagem cardíaca, seguida da abertura das vias aéreas e por fim a respiração boca a boca. Queimaduras, vertigem, desmaios, convulsões, hemorragias, luxações e entorses também foram assuntos abordados na palestra, com a exemplificação dos principais sintomas de cada uma e as manobras corretas que devem ser executadas. 
 
Ver todas as notícias
Voltar para o topo