Capa da notícia
Orientação Profisisional | Publicada em: 18/06/2012

Conheça os três cursos essenciais para o sucesso na carreira.

Saber se comunicar é vital para uma carreira de sucesso.

Formado em Administração de empresas e um dos mais conceituados consultores do mercado de trabalho do país e com um quadro fixo no "Fantástico", da TV Globo, Max Gehringer destacou em palestra na IBE-FGV, em Campinas, três áreas que um profissional precisa focar para se dar bem no emprego.

Para quem pensa em estudar Mandarim para se enquadrar nos negócios chineses, Gehringer aponta que o bom e velho inglês continua sendo a língua universal de quem compra e vende. “Se um russo e um chinês pararem para fazer negócios, vão falar o inglês”, destacou.

 

Mas quem acha que só isso basta, o consultor lembra que nossa língua portuguesa é um dos quesitos que mais derrubam candidatos em seleções. Portanto, sem um bom português, nada de bom trabalho e sucesso profissional. “Quando fazia contratações em empresas, de cada dez candidatos, oito reprovavam na língua portuguesa”, disse Gehringer.

 

De acordo com especialistas ouvidos pelo EPCampinas, a língua portuguesa é a responsável pela reprovação da maioria dos candidatos aos concursos públicos.

 

O especialista em mercado de trabalho também cita um curso que é essencial para um profissional de qualquer área. “Esse curso é desprezado pela maioria, mas Expressão Verbal é essencial”, elencou.

 

“A gente passa 80% do tempo na empresa falando, vendendo. Quando a gente aprende a falar aumenta a confiança”, completou.

 

Saber se comunicar é vital para uma carreira de sucesso. “Em uma empresa nunca sabemos quando seremos chamados para falar ou para uma apresentação. De repente, o chefe falta e você é convocado para a apresentação. Aí você diz que não vai porque não sabe falar”, ressaltou.

 

Mais Dicas

Durante entrevista coletiva na IBE-FGV o consultor Max Gehringer foi questionado sobre dicas de como se dar bem na profissão em um mercado tão competitivo.

 

O primeiro passo, segundo ele, é começar o mais cedo possível. Gehringer defende que o jovem deve tentar um trabalho aos 17 anos. Depois passar pelo curso técnico, para em um terceiro estágio escolher a faculdade. No curso técnico, o profissional poderá ter mais chances de acertar na carreira, segundo ele. E 92% dos alunos conseguem emprego rápido, de acordo com estatísticas oficiais.“Mas se você não se enquadra em nada, vá ser um empreendedor. Vá abrir o seu negócio”, finalizou

Ver todas as notícias
Voltar para o topo