Capa da notícia
Covid-19 | Publicada em: 04/06/2020

Usar a máscara de forma inadequada é como não usar

Erros comuns da população podem aumentar o risco de infecção

Os dados do dia 03 de junho revelam que no Brasil já são mais de 580 mil casos confirmados de Covid-19 e mais de 32 mil mortes. Diante dos números, o isolamento social e os cuidados de higiene são fundamentais para diminuir o risco de contaminação. Mas para aqueles que precisam sair de casa, o Ministério da Saúde recomenda o uso de máscaras caseiras como prevenção do novo coronavírus.

Segundo os infectologistas, o uso correto da máscara caseira pode proteger em até 70% da carga de vírus que uma pessoa poderia pegar se não tivesse usando nada. Contudo, para a máscara oferecer a proteção é preciso que seu uso seja 100% adequado, cobrindo totalmente nariz, boca, queixo e que não fique folgada no rosto, especialmente nas laterais. Lembrando que a máscara é individual, não é para compartilhar com ninguém.

Conforme os médicos, usar a máscara de forma inadequada é como não usar. Tocar na parte frontal da máscara e não retirar o objeto segurando pelos elásticos, são alguns dos erros comuns que podem aumentar o risco de infecção.

Caso você precise tirar a máscara por pouco tempo, ao beber água, por exemplo, não a puxe para o queixo. Primeiramente, porque, ao fazer isso, você terá de encostar na parte do tecido, que pode estar contaminada. O ideal é só tocar nas cordinhas ou no elástico.

Quando for fazer uma pausa para a refeição, por exemplo, jamais coloque a máscara sobre a mesa: a superfície pode estar contaminada. O ideal é guardar a máscara em um saco limpo. Caso seja um intervalo rápido, tire a máscara de trás para frente, tocando apenas nos elásticos, e segure-a (sempre evitando encostar na parte do tecido). Depois, recoloque-a, também pelos elásticos.

Além de todos esses cuidados, é fundamental a higienização das mãos antes de colocar e após retirar a máscara. Higiene é o segredo para manter sua saúde em dia. 

Uso da máscara:

  • Nariz não pode ficar fora da máscara
  • Queijo também não pode ficar exposto
  • Máscara não pode ficar folgada no rosto, especialmente nas laterais
  • Nariz deve ser todo coberto, não apenas as narinas
  • Máscara não pode ficar no queijo
  • Parte frontal da máscara não pode ser tocada
  • Máscara deve ser retirada apenas segurando pelos elásticos
  • Máscara não pode ficar exposta antes de ser descartada ou lavada. Antes disso, deve ser isolada em um saco

 

Ver todas as notícias
Voltar para o topo