Capa da notícia
Senac Saber | Publicada em: 11/12/2020

Cuidado com higiene bucal reduz chances de transmissão da Covid-19

Momento Senac Saber traz dicas de especialistas para você cuidar da sua saúde física e psicológica

Você sabia que os cuidados com a saúde bucal ajudam contra a transmissão do coronavírus? A cirurgiã-dentista Ludimila Rispoli Moura, integrante da equipe de Saúde Bucal do Sesc Goiás, explica que o cuidado com a saúde bucal é de extrema importância porque a boca é uma das principais fontes de contágio do coronavírus. “Por isso neste momento é preciso um cuidado maior com a boca, uma das portas principais de entrada e disseminação do vírus”, diz a profissional.

“A transmissão está relacionada à disseminação de gotículas da saliva e nesta época de pandemia fica mais difícil manter a rotina e os hábitos mais presentes, mas não podemos descuidar, porque esse cuidado vai ajudar significativamente na diminuição da carga viral”, alerta Ludimila. 

É importante destacar que a saliva contém muitas bactérias, o que a torna um ambiente favorável para a propagação e crescimento de outros microrganismos, como o coronavírus. Segundo consta no site do Conselho Federal de Odontologia (CFO), a boa higienização da boca ajuda também na diminuição de problemas pulmonares, que tornam o vírus ainda mais perigoso. 

É importante lembrar que as medidas de higienização bucal não descartam a importância de manter as mãos sempre higienizadas e do distanciamento social.

Ver todas as notícias
Voltar para o topo