Capa da notícia
Exemplos corr | Publicada em: 15/03/2021

Empreendedorismo feminino: conheça mulheres para se inspirar

Hoje, ex-alunas do Senac Goiás são donas do seu próprio negócio e falam sobre criatividade, visão e coragem para empreender

“Eu sou uma águia.” A afirmação é da cabelereira e especialista em penteados para noivas, Cristiane Lemos. Ela é ex-aluna do Senac Goiás e proprietária de um estúdio de beleza, em Aparecida de Goiânia. Cris, como prefere ser chamada, é uma das 9,3 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil, segundo dados do Sebrae (2020). Hoje, as mulheres representam 34% de todos os donos de empresas do país.

“Não é fácil ser empreendedora. Quando começou a pandemia eu pensei que todo meu esforço e meu curso tinham indo por água abaixo. Eu ficava sonhando em abrir o meu próprio negócio, mas eu vi que não adiantava só sonhar, eu precisava correr atrás”, recorda Cris Lemos. Ela fez os cursos de Cabelereiro e Maquiagem, em Goiânia, e há cinco meses abriu o seu próprio negócio.

Segundo ela, mesmo com a pandemia da Covid-19 o seu empreendimento deslanchou conquistando clientes na região. “A maioria da minha clientela veio via internet e os que vieram trouxeram outros, que também trouxeram mais”, enfatiza. Coragem e criatividade são as palavras-chaves que a cabelereira destaca na sua trajetória. Cris Lemos, inclusive, assegura que parte do seu sucesso é devido aos cursos feitos no Senac Goiás.

“Eu nunca vou me esquecer de uma palestra sobre empreendedorismo que eu assisti no Senac, em que o palestrante falou sobre a história de uma águia. Essa águia acreditava ser uma galinha, até que alguém veio e mostrou que ela era uma águia. Aquele dia eu me senti naquele exemplo, eu falei para o meu professor: eu vou ser águia, não aceito ser algo que não sou”, afirma.

Ingryd Lira Correa

Assim como a cabelereira Cris Lemos, a assessora de imagem Ingryd Lira Correa começou o seu próprio negócio depois de realizar dois cursos do Senac Goiás. Ela fez Consultoria de Estilo-Personal Stylist e Assistente em Mídias Digitais, em Goiânia. Hoje, Lira trabalha com estratégia e posicionamento de imagem.

“Eu sempre fui uma pessoa muito prática. Sempre busquei absorver conhecimentos para resolver os meus problemas e de outras pessoas. E quando eu entendi que tudo isso poderia ser aplicado para mim, eu percebi que estava começava a estreitar ainda mais o meu caminho em assessoria de imagem”, explica. De acordo com Lira Correa, os dois cursos do Senac Goiás foram a sua base para entrar no mercado.

Para a assessora de imagem, o empreendedorismo feminino é um desafio diário. Ela acredita que a força da mulher em provar para si mesma que é capaz, se torna a sua principal fonte de energia como dona de um negócio. Dados de acesso a crédito e linhas de financiamento comprovam essa dificuldade, as mulheres empresárias acessam um valor médio de empréstimos de, aproximadamente, R$ 13 mil a menos que a média liberada aos homens.

“Nós mulheres enfrentamos lutas diárias, precisamos provar a todo momento que somos capazes, tanto no ambiente familiar quanto no mercado de trabalho, por isso somos grandes empreendedoras”, ressalta.

Se reinventar

Uma das chaves do sucesso do empreendedorismo é o estímulo constante à criatividade. De acordo com a empresária Silvana Oliveira, é preciso estar sempre se reinventando. “A pandemia chegou exatamente para provar que é preciso imaginação, que é preciso ir além daquilo que você já estava fazendo”, afirma.

Respeitada no mercado pelo vasto conhecimento de campo e também pelo seu empreendedorismo, Silvana é CEO do HUB Cerrado, maior HUB de tecnologia do ecossistema de inovação do Centro-Oeste e também está à frente da TUDOMED, startup da área da saúde. 

“O bom empreendedor vai atrás de soluções. Ele se capacita, busca informação, estuda e pesquisa. Não tem segredo para o empreendedorismo, você só precisa começar. Hoje eu tenho muito orgulho da minha história e digo para todas as mulheres: confiem no seu potencial. Acreditem que você é capaz”, assegura.

Veja mais sobre as histórias dessas três mulheres em nosso canal do YouTube. Clique aqui. 

Ver todas as notícias
Voltar para o topo