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Prepare-se | Publicada em: 08/11/2021

Momento Saber: Venda mais na Black Friday em 4 passos

Especialista em Gestão de Vendas apresenta as principais motivações dos consumidores em 2021

Novembro chegou e com ele a tão esperada Black Friday. Você, dono de comércio, e sua equipe já estão preparados para essa grande oportunidade de vendas? Esse é o tema do Momento Senac Saber desta semana. 

A Black Friday acontece na quarta ou quinta sexta-feira do mês de novembro (dependendo do dia de Ação de Graças nos EUA), quando é feito um dia de promoções que podem chegar até 90% de desconto no valor total dos produtos. A ação gera muita expectativa no consumidor para fazer aquelas compras de impacto e começar a preparar o carrinho de compras para o Natal.

“O mês de novembro era ‘meio morto’ em vendas, por isso foi criada a Black Friday, para já iniciar as compras para o Natal e com isso aquecer o mês de novembro comercialmente”, conta o professor dos cursos do Eixo de Gestão do Senac Goiás e especialista em Gestão de Vendas, Marcelo Rady. 

O profissional explica que viver de vendas em si já é um grande desafio e todos os anos desafios diferentes se apresentam. “Já tivemos impeachment, governos com grandes tribulações, grandes crises econômicas e esse ano, que já é o segundo que a Black Friday acontece em meio à pandemia, é um ano que pode haver tanto o desafio como algo ruim ou como uma grande oportunidade. Vai depender da atitude do vendedor”, orienta Rady. 

“A grande oportunidade que vemos nesta Black Friday”, explica o professor, “é o vendedor saber que o foco precisa ser na necessidade do cliente e não na dele. Isso porque as pessoas passaram muito mais tempo em suas casas e já sabem quais produtos elas precisam mais ou menos”. 

Neste cenário, é importante que as equipes de venda estejam preparadas para atender esse cliente, compreendendo seu histórico para atende-lo bem e fazê-lo entender que, de fato, está tendo uma vantagem econômica. Para que sua empresa e sua equipe vendam mais na Black Friday, Marcelo Rady preparou quatro passos importantes.

1 – Invista em experiência

O cliente já não chega até você sem o conhecimento que antes chegava. Hoje ele tem grandes fontes de pesquisa e talvez chegue até mais informado que o vendedor para apoia-lo na hora da compra. Isso é errado. O vendedor tem que saber mais que o cliente, pois assim ele vai proporciona a experiência desse cliente. Ele precisa entender que essa compra, além de trazer o produto, vai trazer também uma experiência positiva em sua vida pessoal e na vida familiar. 

A experiência de compra precisa ser confortável, ser agradável. São momentos de lojas muito cheias e até de falta de produtos. Como você vai contornar isso para que o cliente tenha uma experiência com você? Isso vai depender da sua atitude, da sua ação, do seu conhecimento e também do seu olhar para a necessidade desse cliente, para quem ele é e para o que ele precisa e não da sua necessidade de vender algo. Por isso, invista em experiência. Experiência é saber que eu tenho um protocolo de vendas, mas o meu cliente tem um protocolo de compra e é na jornada de compra dele que eu devo entrar. Eu tendo a licença para entrar nessa jornada, eu tenho também a autorização para fazer minha jornada de venda atendendo uma necessidade. 

2 – Inicie o movimento no meio digital

Se você ainda não começou a fazer um movimento nas redes digitais para trazer o cliente para você, comece porque ele já está procurando por lá, pesquisando o que quer por lá. Se você se torna alguém em que ele pode confiar, você sai na frente. Para isso existem diversas maneiras. Se você vende máquina de lavar, por exemplo, faça vídeos a respeito de máquinas de lavar, comparativos entre marcas, comparativo entre funções, o que uma entrega mais ou menos que a outra, diga onde você trabalha, onde você vende esse produto. Assim o cliente pode chegar até você, te enxergando como uma autoridade neste assunto. A compra na Black Friday começa muito antes porque o cliente já está pesquisando. Como você está atraindo esse cliente para chegar em você? 

3 – Invista nas redes digitais

Hoje temos Youtube, em que você pode ter um canal de graça para postar seus comparativos, você pode ter um perfil no Instagram, Tik Tok ou Twitter, em que você vai mostrar sua cara para seu cliente te conhecer um pouco antes. Investindo em suas redes sociais você vai se tornar cada vez mais uma autoridade para essas pessoas que buscam aquilo que você tem a oferecer. Quando isso acontece, o cliente chega em você com uma confiança já pré-estabelecida. Ele tendo você como uma referência nas redes sociais, você já vai ter meio caminho andado para fazer essa venda. 

4 – Dica de ouro: seja omnichannel 

Seja atuante em diversos canais de vendas. Sua loja tem site, blog, rede social, campanhas digitais? Você recebe o contato de clientes por telefone e tem loja física? Em todos esses canais você precisa atender ao cliente com prontidão e rapidez, pois ele vem pesquisando há muito tempo. Se o cliente confiou em você, ele precisa de uma resposta rápida. Dê essa resposta de maneira efetiva, confiável e rápida. Não deixe para responder depois de duas horas, depois de um dia ou dois dias. Hoje, com a grande facilidade que o cliente tem de entrar em várias lojas ao mesmo tempo abrindo abas diferentes ao mesmo tempo na tela do computador, ele pode estar na sua loja e na loja do seu concorrente ao mesmo tempo. Em que loja ele vai comprar? A loja que melhor o responder! 

Seguindo esses 4 passos, com certeza seus resultados em vendas serão extraordinários nesta Black Friday. 

Confira a entrevista completa abaixo:


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